INTRODUÇÃO AO TAOÍSMO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

INTRODUÇÃO AO TAOÍSMO

Mensagem  Richard Wizard em Qua Dez 11, 2013 12:51 pm

     






     


   
  A princípio, em uma abordagem breve. O Taoísmo é relacionado a uma ‘’Religião’’ de origem Chinesa, voltada, intrinsicamente a Filosofia, em termos ritualísticos, e teóricos, ou seja, aquilo que é relacionado à metafísica, o TAO (caminho- via- princípio). Pode ser encontrado em outras ramificações chinesas, o tema abordado. Essa questão é de suma importância na tradição Taoísta, que tem como base fundamental, o Tao, que seria a força que impulsiona toda a existência, seja ela, física, material. Nesse plano, ou em outro.
      O Taoísmo parte de dois grandes pioneiros, que são responsáveis pela fundamentação histórica no ramo oriental-chinês, dessa tradição. O Lao zi, e o mestre Zhuangzi, juntamente com alguns escritos, que em seguida, servem como referência para algumas escolas filosóficas, em contraste, como alicerces da cultura. Uma das obras mais importantes no conceito Taoísta, é o Tao Te Ching, ou Dao de Jing, conhecido como, O Livro do Caminho e da Virtude, que é o principal composto, e escrito na literatura chinesa.
      A literatura do Tao Te Ching, em sua cosmogonia, e leis que regem o curso dos ensinamentos, é definida da seguinte forma: Tudo nasce do vazio indiferenciado, imensurável, insondável, que nunca pode ser exaurido: ‘’o Tao sem nome’’(que não existe), que se move em torno de si mesmo sem parar. Deste ‘’ Tao sem nome’’, nasce o que existe (e tem nome): o Caminho (Tao).  Desse modo entram em cena as Artes Marciais, a Acupuntura, entre outros fatores que irão direcionar o praticante ao equilíbrio com o Tao, em seu equilíbrio consigo mesmo. Dentro do mesmo contexto, vale salientar que o Tao não tem personalidade, ele é tudo aquilo que vitaliza a existência, e manutenção que rege as leis naturais, seja no plano material, ou universal, como também, no plano do próprio Tao. Entram dois princípios importantíssimos, que são considerados cíclicos, e em contínuos movimentos, o princípio vital, e bipolar, o feminino e o masculino. O Yin (sombra, frio, receptivo), concentrado na terra. E o Yang (luz,calor,criativo), concentrados no céu.
      A via do Tao, do caminho a ser seguido, em termos mentais, seria o resgate da mente em união ao todo, aquilo que se perdeu em nós, e o retorno à essência de todas as coisas, semelhante ao ‘’paraíso’’ primordial, onde tudo ‘’começou’’, entre a relação existencial, e a força regente-cósmica, o estado inicial da mente, entre o ‘’Eu’’ e o Uno.
avatar
Richard Wizard
Moderador

Mensagens : 126
Data de inscrição : 16/05/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum