Incenso faz mal à saúde?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Incenso faz mal à saúde?

Mensagem  MORSE em Qui Maio 30, 2013 12:08 pm

Muitos podem saber, ou não, para alguns pode ser ate um assunto meio besta de se citar, ou de quem não tem nada melhor a tratar, mas, vou postar mesmo assim



Faz mal à saúde?

Usado desde a Antigüidade com sentido de purificação e proteção, o incenso acaba de receber sinal vermelho da Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Cinco marcas avaliadas mostram que daquela fumacinha, aparentemente inocente, exalam substâncias altamente tóxicas.

Queimando um incenso todos os dias, por exemplo, a pessoa inala a mesma quantidade de benzeno --substância cancerígena-- contida em três cigarros, ou seja, em torno de 180 microgramas por metro cúbico. Há também alta concentração de formol, cerca de 20 microgramas por metro cúbico, que pode irritar as mucosas.
Paulo Fehlauer/Folha Imagem
Renata Sobreira Uliana, 49, professora de yoga, conta usar incenso todos os dias no altar que tem em sua casa
Renata Sobreira Uliana, 49, professora de yoga, conta usar incenso todos os dias no altar que tem em sua casa

As substâncias nem de longe lembram as especiarias aromáticas com as quais o incenso era fabricado no passado, como gálbano, estoraque, onicha e olíbano. Se há uma leve semelhança, ela reside na forma obscura da fabricação. No passado, o incenso era preparado secretamente por sacerdotes.

Hoje, o consumidor também não é informado como esses produtos são feitos e quais substâncias está inalando. O motivo é simples: por falta de regulamentação própria, os fabricantes de incenso não são obrigados a fazer isso.

Nas cinco marcas avaliadas (Agni Zen, Big Bran, Golden, Hem e Mahalakshimi), todas indianas, não há sequer o nome do distribuidor brasileiro na embalagem. Muito menos a descrição de quais substâncias compõem o produto. A Folha tentou localizar as empresas, por meio dos nomes dos incensos, mas, assim como a Pro Teste, não teve sucesso.

A avaliação foi feita a partir da simulação do uso em ambiente parecido com uma sala. Segundo a Pro Teste, foi medida a emissão de poluentes VOCs (compostos orgânicos voláteis) e de substâncias passíveis de causar alergias, como benzeno e formol. As concentrações foram medidas após meia hora do acendimento.

Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste e colunista da Folha, alerta que os aromatizadores de ambiente, como o incenso, são vendidos sem regulamentação ou fiscalização, o que representa perigo à saúde.

"Os consumidores pensam que se trata de produtos inofensivos, que trazem harmonia e, na verdade, estão inalando substâncias altamente tóxicas e até cancerígenas."

A Pro Teste reivindica que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) faça um estudo sobre o impacto dos produtos na saúde e elabore regulamentação para a produção, importação e venda no Brasil.

Efeitos da fumaça

Pode causar irritação na mucosa nasal e dos olhos, provocando náuseas, dor de cabeça e problemas no sistema nervoso, rins e fígado. A presença do formol na fumaça do incenso pode causar irritação e até mesmo pneumonia e causar alergia de pele e sérios problemas respiratórios.

Caso fique exposto durante muito tempo a fumaça do incenso é possível que a pessoa desenvolva problemas como câncer de pulmão no futuro. O indicado é trocar os incensos por velas aromáticas que tenham em sua composição essências indicados para a aromatização de ambientes ou troque o produto por elementos naturais como flores ou folhas naturais perfumadas.

[youtube] http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xkWjSzcFNHcc [/youtube]

Claro que seria extremamente prejudicial para uma pessoa que usa incensos todos o dias, mas, seria de grandes efeitos para aquelas pessoas que usam somente em rituais?(independente da quantidade usada no ritu)

fontes:http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u380056.shtml

http://www.zun.com.br/incenso-faz-mal-a-saude/
avatar
MORSE
Neófito
Neófito

Galo Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Sinceramente...

Mensagem  Zórdic em Dom Jun 02, 2013 10:14 am

É foda ver esses incensos que costumam vender. Não é de hoje que alertam pros perigos do incenso, e eu fiquei preocupado quando abordaram o assunto comigo pela primeira vez. Fiquei pensando ''E agora, o que eu vou usar pra substituir os incensos? É muita diferença pras velas aromáticas, elas trabalham outro aspecto!" aí resolvi o problema fazendo meu próprio incenso.
Segue receita:





*Amido de milho (maizena, no português claro auhauhauha)
*Água
*Salitre (Produto explosivo e muito perigoso, comprar apenas em local regularizado pelo exército brasileiro, assim como fazemos em fogos de artifício).
*Serragem
*Carvão de ótima qualidade (de churrasco não é adequado, é muito ''pobre'' pros efeitos que queremos, demoram pra atingirem o ponto de brasa e se usados aqui a vareta irá se apagar a todo momento).
*O aromatizante/ o que dará o efeito (exemplo, se for usar ervas, que sejam MUITO BEM moídas, e já bem secas, se estiverem verdes simplesmente não queimarão, se essências, misturar boa quantidade em dois copos americanos de alcool, se for fazer muito incenso de uma vez, só aumentar na proporção de alcool pra quantidade de massa que faremos).


PREPARO:
*Numa panela, sem acender, coloque o carvão(em comparação com o todo, o carvão, muito bem moído, será uns 25% do incenso), o salitre (mais uma vez, usar pouco em comparação com o todo, esse produto é EXPLOSIVO, ele tem que ser beeeeem pouquinho, que ele serve pra de vez em quando atiçar a brasa do incenso pra mantê-lo aceso, se colocar demais o incenso poderá causar incêndios, pois pequenos estouros espalhariam as brasas pra todo lado, se colocar de menos, há o risco do incenso apagar de vez em quando, mas coloque sempre POUCO, POUCO MESMO! Por exemplo, se fôssemos fazer cerca de 500g de massa de incenso, haveria nisso tudo apenas umas 2 colheres de sopa de salitre).
*As ervas (caso vá usar alguma na fabricação, a quantidade vai depender do quanto de fumaça você quer produzir,por isso,seja moderado para não ter teus rituais e orações interrompidos pelos bombeiros que os vizinhos chamaram).
*Cerragem MUITO FINA (em relação ao total, creio que será mais 25/35% do resultado final)
*O amido de milho é a ''cola'' que vai juntar esse povo todo, vá colocando aos poucos na mistura e quando tudo virar uma massa (não pedra, mas também não aguada) você ja poderá passar a massa para fora da panela e dar a forma que você quiser.
*Coloque água aos poucos enquanto meche tudo na panela (FOGO DESLIGADO AINDA), certificando-se de que o salitre está BEM LONGE do fogo, ligue-o baixo, e vá misturando até virar uma massa.

Depois de dar a forma que quiser a eles, pode acender depois de bem sequinhos e rígidos.

OBSERVAÇÕES:
*Se NÃO FOR usar ervas, aumente as quantidades de carvão, serragem e amido de milho.
*Se for usar essências na fabricação (nada impede que seja usado ervas+essência) faça o seguinte: coloque boa quantidade num copo americano de alcool (se for fazer POUCO incenso, se muito, vá aumentando a quantidade de essência + alcool ). Uma vez a massa COMPLETAMENTE SECA e modelada , vá BORRIFANDO a mistura de alcool sobre o incenso, o suficiente para deixar a superfície bem humida, mas não molhada. Uma vez que tudo seque, repita o processo até ter terminado o alcool+essência.
*No uso das essências, use sempre as de PERFEITA qualidade, que obviamente são bem mais caras... as mais pobrinhas possuem aditivos químicos perigosíssimos para a saúde para aumentar seu cheiro e rendimento, e no caso, queremos qualidade VIBRACIONAL, certo?
*Essa receita funciona na base do ''olhômetro'', ou seja, eu não tenho definidas as quantidades exatas, será interessante brincar de alquimista e ir fazendo pequenas porções para ver as melhores proporções. Isso claro com escessão do salitre, MAIS UMA VEZ, bem pouco, pouco meeeeeesmo, quase insignificante no total da mistura.

Fabricar teu próprio incenso é uma oportunidade única de ter o TOTAL CONTROLE e confiança nos efeitos dele, e de sua fumaça não está contaminada por elementos cancerígenos como o formol.
avatar
Zórdic
Ocultista Estagiário
Ocultista Estagiário

Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum