O Enuma Elish

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Enuma Elish

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Sab Jan 12, 2013 12:24 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O Enuma Elish (em acádico "Quando no Alto") consiste em um conjunto de 7 tábuas encontradas por um arqueólogo em 1849 em regiões próximas ao Iraque, Turquia e espalhados por diversos países. O texto completo nunca foi encontrado, faltando ainda diversas lacunas no mesmo.
No entanto estas tábuas nos permitem ter uma visão maior sobre a visão babilônica do mundo e sua religião. Supõe-se que as tábuas datem do século 7A.C. e juntas possuam cerca de mil linhas em escrita acádiana, no alfabeto cuneiforme (codificado por George Smith)

Em uma breve síntese sobre a mitologia Babilônica (que mais tarde foi resgatada pelo Satanismo Tradicional), o Enuma Elish narra a saída de Tiamat e Apsu (A mãe e o Pai primordiais) do mei odas águas do Caos Primordial (Da mesma forma que o Deus da Criação egípcia emergiu das águas - um símbolo universal para o Caos e a criação primordial - verifiquem o tópico sobre Qliphots).

Presentes no mundo, Tiamat e Apsu procriaram e geraram filhos. Estes filhos fundaram a "Irmandade dos Deuses", presidida pelo mais forte dos filhos, que superou mesmo seu Pai Absu, chamado Nudimmud. As atividades e a movimentação geradas por estes deuses irritaram Tiamat, interferiram em seu Caos, em suas Águas. Apsu juntou-se a seu servo Mummu e, falhando em acalmar os Deuses, foi até Tiamat com a idéia de devorá-los, mas ela se recusou. Os três então esperaram e conspiraram para que a Irmandade se dissolvesse e seus membros matassem um ao outro. Mas Nudimmud (também chamado EL) era poderoso demais e sua mágicka muito forte e ele evitou esta destruição.
Iniciou-se uma guerra entre os deuses Primordiais e seus filhos.
Nesta guerra, Apsu e Tiamat sucumbiram a um grande sono imposto por EL, aprisionados em seu próprio Caos. Durante este tempo de dormência, EL e sua esposa Damkina geraram Marduk, o mais brilhante e maior de todos os deuses. O "campeão" dos deuses da ordem, a perfeição encarnada como Deus do Sol.

Tiamat, ainda sentia as pertubações. Aprisionada, ela gerou Onze demônios para combater os seus filhos, entre eles Kingu, o líder e senhor dos exércitos, o senhor do mangual ensanguentado. Com a morte de Apsu, Kingu se casa com sua genitora Tiamat e passa a atacar os Deuses da Ordem.
Incapaz de derrotar a deusa dragão sozinho, EL enviou seu filho Marduk para o combate.
Marduk matou Tiamat e arrancou seu coração. Ele subjugou Kingu e arrancou dele as tábuas do destino, selando-as em seu próprio peito.
Com os restos do cadáver de Tiamat, Marduk criou um novo céu e uma nova terra, e dividiu seus irmãos por funções, estrelas, zodíacos, simbolos... dando ordem a criação.

Marduk foi a seu pai, EL e lhe contou seu plano de criar uma nova criatura, transformando sangue em matéria sólida. Este sangue iria requerer um sacrifício. Kingu, aprisionado e subjugado foi sacrificado por Marduk e com seu sangue a humanidade foi criada para adorar os Deuses, que concederam aos Homem cada um uma dádiva. Louvores são cantados a Marduk pelo homem e por todos os deuses irmãos, surgindo assim seus 50 nomes (ou cargos) de glória.

O épico então se encerra com a derrota de Tiamat e Apsu, os deuses da Ordem criaram o Mundo e o Homem para servi-los....

....através do sangue de Kingu e do corpo de Tiamat, e portanto, carregando a sua marca caótica.












avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 96
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Enuma Elish

Mensagem  Carvalis Nuno em Dom Jan 27, 2013 3:48 pm

Sabe se tem alguma edição dele em pt?
avatar
Carvalis Nuno
Novato
Novato

Tigre Mensagens : 14
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Enuma Elish

Mensagem  Nimrod Alexander em Dom Jan 27, 2013 5:05 pm

Sempre foi uma das minhas histórias favoritas... ^^
avatar
Nimrod Alexander
Moderador

Cavalo Mensagens : 212
Data de inscrição : 08/11/2011
Idade : 27
Localização : João Pessoa - Pb

Voltar ao Topo Ir em baixo

muito bom,

Mensagem  deletado em Seg Jan 28, 2013 12:28 pm

Gostei muito do tópico e como sempre, todas as mitologias, quando levadas a certo nível de comparação, se assemelham demais em seus mitos.
Bom tópico.

Aliás, até que enfim algo que não fosse no tópico de pérolas Wink
abs

deletado
Magus

Mensagens : 201
Data de inscrição : 25/10/2012
Localização : nao interessa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Enuma Elish

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Ter Fev 12, 2013 1:09 pm

Carvalis Nuno escreveu:Sabe se tem alguma edição dele em pt?

Infelizmente só achei o pdf disponível em inglês, mas se vc buscar em bibliotecas públicas, pode achar livros de história que contenham a tradução em português.

Uma dica, se fr do RJ procure as bibliotecas públicas, mas busque com foco na parte histórica. Vai acabar te levando ao caminho.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 96
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Enuma Elish

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum