SIMBOLISMO- VESCICA PISCIS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SIMBOLISMO- VESCICA PISCIS

Mensagem  Richard Wizard em Dom Jul 29, 2012 3:45 pm

Desde já, começarei sobre um ponto importantíssimo que é o conceito de absoluto no egito nas primeiras dinastias. Isso se relaciona a um círculo que se projeta a partir do ponto central, criando um novo círculo e entre eles um espaço. Um simbolismo para mostrar e explicar melhor a questão do absoluto, pois o absoluto em si não se limita a alguma forma ou exemplo.







Isso se dá por um ato de vontade do proprio absoluto, o UNO, que assim produz o DOIS, a dualidade, a polaridade. Assim sucessivamente, surge o TRÊS, o filho a imagem e semelhança do pai. A santíssima Trindade.


Este movimento se dá em forma de espiral e na continuidade surge a primeira volta e ao completar ao terceira surge a Flor da Vida completa.





Provavelme, esse simbolismo deu origens a tantos outros que surgiram posteriormente. Como por exemplo o peixe, que foi adotado pelo cristianismo para representar Jesus, o Cristo, o filho de Deus, o Messias. Isso pelo fato de dois círculos estarem em interconexão, e ao mesmo tempo representa um símbolo sexual, que representa o falo (o obelisco) e a yoni, entrada do orgão genital feminino, por onde se dá o nascimento e a saída para a luz.


Este símbolo representa o início da vida na concepção dos egípcios, a partir dos movimentos iniciais da criação. Isso com base pelos estudos aqueológicos que descobriram o templo de Osirion nas escavações em Abydos e em uma de suas paredes encontraram um símbolo gravado, que foi chamado de Flor da Vida.
Focarei nesse momento um ponto importantíssimo e bem familiar aos nossos olhos.
No antigo Egito os dois círculos primordiais em interconexão significava ''portal'', ou '' passagem de nascimento'', o espaço no meio poderia signficar a boca que por onde sai a palavra, a vulva, por onde a mãe da á luz, e por ter o formato dos olhos, significando consciência, visão aguçada, imortalizado no Olho de Hórus. A aspiral que simbolizava o modelo de toda criação. O Vescica Piscis representando a criação, sendo fruto de um resultado da interseção do Absoluto com sua própria emanção.







O Vescica Piscis também se fez presente nas grandes catedrais góticas da Europa, sendo ele um grande segredo. As portas marcavam a passagem do mundo exterior para a luz interior, luz divina, luz que penetrava pelos magníficos vitrais e davam ao interior das catedrais uma característica mística e transcendente. Ao mesmo tempo simbolizava um símbolo sexual. Cada portal de catedral medieval é um lingam, que representa a união do falo com yoni. Na idade Média seria impossível revelar para os não iniciados que o portal de uma catedral continha em si os símbolos do falo e de yoni em união sexual. Até nos dias de hoje essas informações talvez ainda choque muita gente.





" />


Última edição por Richard Wizard em Ter Jul 21, 2015 4:38 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Richard Wizard
Moderador

Mensagens : 126
Data de inscrição : 16/05/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SIMBOLISMO- VESCICA PISCIS

Mensagem  Andarilho do Horizonte em Sex Ago 03, 2012 9:59 pm

Bom tópico, sem deixar de mencionar que o Uno muitas vezes também se relaciona com o incriado, o criador universal, o Duplo é a criação e o feminino, assim como o subconsciente, o "duplo sentido", o Trino é relacionado com o masculino, o ativo e a criação da "matéria".

Claro, sendo bem superficial, esse assunto rende muito e muito pano pra manga, mas continua Richard q esse post tá bem legal e ilustrado.
avatar
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 217
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SIMBOLISMO- VESCICA PISCIS

Mensagem  Richard Wizard em Seg Nov 05, 2012 10:51 pm

Apenas um acréscimo! clown


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por Richard Wizard em Ter Jul 21, 2015 4:39 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Richard Wizard
Moderador

Mensagens : 126
Data de inscrição : 16/05/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SIMBOLISMO- VESCICA PISCIS

Mensagem  Richard Wizard em Seg Nov 05, 2012 11:06 pm

O vídeo irá mostrar muitas coisas no mesmo contexto, do que foi postado acima. Uma estrutura que envolve o absoluto, a semelhança entre ele mesmo, e a emanação, no caso a criação. Como exemplo, é ilustrado no vídeo, deus, Cristo, e a humanidade. Em seguida, mostra as repetições dos círculos formando a trindade. E mais adiante, a formação da flor da vida. Mostrará também, as medidas geométricas, e até onde chegou como nas artes dos vitrais, na idade média. Como sabemos, esses simbolismos são bem mais remotos. Também passando simbolizar, a passagem para o portal de luz, daí a ligação, com os vitrais que iluminavam o meio, representando o divino, e a entrada das catedrais, em forma de órgão genital feminino, que pode também simbolizar o ato de sair da barriga da mãe, e ter o primeiro contato com a luz, simbolizando do mesmo jeito um portal. Também passando a ser um olho, ou até mesmo uma boca, olho que ver apuradamente, e boca, simbolizando, o poder de vibrar ou entoar.
avatar
Richard Wizard
Moderador

Mensagens : 126
Data de inscrição : 16/05/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SIMBOLISMO- VESCICA PISCIS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum