A Religião do Palo

Ir em baixo

A Religião do Palo

Mensagem  Neo em Qui Jul 19, 2012 11:25 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A palavra "palo" é aplicada na religião na Republica Dominicana devido ao uso de estátuas entalhadas em madeira ou palo (pau) para construir o altar, outro significado mais próximo da religião descreve a equivalência entre a palavra "palo" com a de "árvore", sendo os locais onde habitam os espíritos na África. Os seguidores do "Palo" são denominados "paleros" ou Nganguleros".

O Palo Monte é oriundo dos povos Bantús, chamados Congos, estes procedem da parte sudeste de África, uma das regiões mais extensas do continente africano. Esta Regra foi o resultado da transculturação dos credos bantús, em ela existiram distintos grupos étnicos com diferentes graus de evolução e níveis culturais. Pelo ano 1700 saíram de África grupos de tribos Nganga e chegaram a Cuba com o Lucumi, com o Abakua, com o Arara, com o Palo Monte Mayombe, Briyumba ou Brillumba, Malongo, Kimbisa.

Estas Regras em África eram e são puras, mas em Cuba com a iniciação do crioulo surgiram outras variantes e se cruzaram e nasceu a Kimbiza que significa Cruzado é certo que daí nasceu o Palo Monte Mayombe Kimbiza. Do kimbiza é a forma misturada de praticar a religião, ao que se chama Palo Cruzado, que rapidamente se estendeu e superou as outras, e assim se formou o arroz com manga pois na nossa crença de Palo hoje em dia há muitíssimas Casas e Linhagens com diferentes trajectórias e sistemas de crenças, assim que a Regra Kimbisa é a mais influenciada por todos os sistemas da crença encontrados em Cuba. O sistema de Kimbisa incorpora em sua fundação as práticas de Palo Monte junto com, crença do Espiritualismo, do cristianismo, de Abakua, de Lukumi, Yoruba e outras muitas mais.

Como resultado de estes Cruzamentos e Misturas, poucas Casas de Palo hoje em sua existência que podem ensinar e dar o ensinamento completo. Assim que durante estes últimos 30 anos a Regra Kimbiza Sagrada Sarabanda começou de novo a fazer o seu ensinamento a todos os disponíveis a todos os interessados nesta Religião. Nosso Cabildo iniciou milhares de pessoas e a sua missão principal é ajudar a quem o necessite e ao estudo de esta religião com a finalidade de ajudar e estabelecer pela primeira vez, uma literatura que serve ao ensinamento da mesma, que aporte e que marque a diferença. É a meta de nosso sacerdócio unificar a família e ensinar a todos esses que queiram aprender. Para os que escutam e prestam atenção as suas mentes se abriram, e a sua viajem até a uma vida melhor começará.


Se trabalha nas casas de Palo ao redor de uma hierarquia de espíritos, chamados Kimpungulo, Mpungos, Nkita, Nkisi. Espíritos elementares de uma natureza que habitam nas árvores, na agua, etc. os espíritos ancestrais poderosos que se relacionam com os Orishas da Santeria. Muita das práticas de Palo se centra ao redor de canalizar o poder de estes espíritos para os propósitos temporais e espirituais. Isto se consegue com sacrifícios e oferendas, e na prática da magia. A ferramenta central de adoração de Palo é A Prenda, ou Nganga. A Prenda é um caldeirão consagrado do ferro, que contem o Guia do iniciado. A Prenda se enche de uma variedade de coisas que facilitam a comunicação com os espíritos: ossos, terra para os espíritos dos mortos; as árvores e as ervas sagradas, etc. coisas que alguns assumiram que são elementos da “obscuridade” ou do mal, são de facto elementos de práticas xamânicas muito antigas.
Os espíritos de Palo se comunicam com a prática do espiritismo, ou a mediunidade e com a adivinhação. Todos estes métodos são aprendidos pelos iniciados.

Hierarquia espiritual no Palo


• Nsambi – A Divindade suprema, O Criador, o Deus que rege e governa sobre todos os seres de este universo.
• Nkitas - Espíritos elementares das árvores, dos rios, do ar, etc.
• Mfumbe ( Mortos) - fantasmas, espíritos dos mortos; antepassados
• Eggun - Espíritos ancestrais de grande poder.
• Mpungos – Forças, que são equivalentes aos Orishas da Santeria ou ao Loas do Vodou; e compartem muitos os nomes e características. Estes também se referem como “Nkisi.”

_________________
''... Porque meras paredes e janelas,
não demoram a conduzir à loucura
um homem que sonha e lê muito..."
Azathoth - H.P. Lovecraft
avatar
Neo
Moderador

Mensagens : 196
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Religião do Palo

Mensagem  Neo em Sex Jul 20, 2012 9:07 am

Alguns Mpungos de Palo e a sua Associação:

Lucero, mensageiro de Deus e o guarda dos caminhos. Como Legba de Vodoun e Eleggua da Santeria, ele é um enganador e tem um feitio infantil e impetuoso. Lucero se retrata como um miúdo como um diabo cómico, com os calções; e o seu emblema é um garabato.
Centella, Governa nos cemitérios, ventos, e no mercado. A associação a Oya da Santeria e a Maman Brigitte do Vodoou.
Zarabanda, Nikisi do ferro, do sangue, da guerra, e da vingança divina. Ele é equivalente a Ogun da Santeria e do Vodoou.
Sete Raios, tem domínio sobre o relâmpago e o fogo. Ele é a personificação da justiça, da paixão e da inspiração e se relaciona com Changó.
Mãe Agua, Governa o oceano, maternidade, a criatividade. A relação com Yemaya/ Iemoja.
Mama Chola, Governa os rios, o amor, e a beleza. A relação com Erzulie e com Oshun.
Tiembla Terra, criador da terra e da humanidade, rege o universo. O relacionam com Oludumare da Santeria.

Observações requeridas, restrições: Há períodos de castidade e limpeza que se requerem em ocasiões. Se proíbe a homossexualidade.

Chave de conduta: O sistema ético de Palo é algo único. Se cré que haja duas forças no universo, e que os desequilíbrios nestas forças dão lugar as injustiças, a desgraça, etc. Os praticantes, usam os espíritos para ajustar estas forças naturais; as vezes para o amor ou o dinheiro, para a sabedoria ou curar, ou vingar-se dos inimigos e outras muitas cosias.


Fonte até aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
''... Porque meras paredes e janelas,
não demoram a conduzir à loucura
um homem que sonha e lê muito..."
Azathoth - H.P. Lovecraft
avatar
Neo
Moderador

Mensagens : 196
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum