Entendendo um pouco mais sobre a Cabala.........

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entendendo um pouco mais sobre a Cabala.........

Mensagem  Convidad em Qui Jul 19, 2012 8:02 am

F: O Coringa........

"a palavra cabala deriva de Kibel, ou receber, em hebraico."

Diz a tradicao judaica q, antes de vir ao mundo, cada alma, intimamente ligada a "Ein Sof" (a Fonte Infinita), conheceria todos os mistérios do Universo.
No ato do nascimento aqui no plano fí­sico, essa sabedoria nao se perderia, mas seria mantida no subconsciente.
Existiria, porem, um meio de trazer esse conhecimento í tona:
a CABALA, a dimensao mistica do Judaismo, um conjunto de mensagens ocultas q guardariam os segredos da existência.
A Cabala busca a transcedência, por meio do estudo e da meditaçao, se tornando assim uma ferramenta de conhecimento e auto-realizacao.
A Sabedoria, segundo a Cabala, é um tesouro recebido para ser compartilhado.
Muitos creem q a Cabala tem q ser revelada, para despertar o mundo do sono espiritual. Outros ainda seguem os preceitos dela ser algo mais fechado.

segundo o Ocultismo...no Zohar (tbm conhecido como "Livro do Esplendor" ) as 22 letras da Cabala,q sao associadas as 10 "Sephirot" (fluxos de energia espiritual) foi a matéria-prima q DEUS utilizou para criaram Universo.
A Cabala divide-se em duascategorias: teórica e pratica...mas esse assunto fica para outro dia...
Acho a Cabala interessante,pq ela utiliza explicacoes e logica em tudo...por exmplo...segundo a Cabala...as letras e numeros sao a mesma coisa...ai mora o primeiro ponto de ligacao entre a numerologia e a cabala...é da cabala q a numerologia herdou o conceito de q letras e numeros sao,essencialmente,manifestacoes distintas de uma mesma coisa.
Cada letra cabalisticas representa tres coisas:
1. Uma letra = um hieroglifo (simbolo)
2. Um numero = de ordenacao da letra
3. Uma idéia = combinar letras hebraicas é combinar NUMEROS COM IDEIAS.dai surgiu a criaçao do TAROT.

A Cabala divide-se em duas categorias:

* A CABALA TEÓRICA busca o homem a Deus pelo estudo e meditaçao;

* A CABALA PRÁTICA quer trazer Deus para baixo.

Basicamente a Cabala teórica busca compreender o equilí­brio do Universo pelo estudo das energias espirituais emanadas de Deus, as chamadas "Sephirot" (fluxos de energia), e dos códigos numéricos ocultos no texto em hebaraico. As dez Sephirtots, associadas ás 22 letras do alfabeto hebraico, seriam as matérias-primas com as quais Deus teria construí­do o mundo e o rege.
Ao combinar as energias contidas nas letras hebraicas, o todo-poderoso criou os seres vivos e a natureza....seria algo quase como os compostos q formam o DNA ...q dependendo da mudança da ordem desses compostos surgem as diferenças e variaçoes de ocisas, seres, animais e pessoas...
Já a CABALA PRÁTICA (mágicka) pretende interferir nos acontecimentos pelo uso daquelas forças. Pela meditaçao ou8 recitaçao dos nomes sagrados de Deus, expressos em 72 combinaçoes de letras do alfabeto hebraico, seria possivel canalizar energias capaz de feitos "sobrenaturais".
Por exemplo, as forças emanadas pelas letras sagradas teriam sido utilizadas por Moises para abrir o Mar Vermelho.
Atualmente, a Cabala nao é algo tao fechado como em tempos passados, e mesmo aqueles q nao dominam o idioma podem usufruiour desses poderes. Alguns afirmam q, basta um toque de mao sobre as letras para eliminar distúrbios psicológicos ou males fí­sicos.
segundo a Cabala, as 22 letras do alfabeto hebraico, associadas í s 10 sephirots (fluxos de energia) foram a matéria-prima q Deus usou para criar o Universo.
Cada uma dessas 22 letras representa um significado especí­fico e é atribuí­do um valor númerico, e quando elas se juntam nas mais diversas combinaçoes, seria o mesmo q estar montando uma equaçao numérica...dessa equçao numérica de significados nasceram os conceitos, as idéias, a natureza e a própria História.
Essa é uma das raí­zes da numerologia e da matemática. Certo...mas ai vc pergunta...e dai?
Bom...dai q sabendo disso, podemos descobrir quais equaçoes utilizar para determinada coisa, ou como montar equaçoes, ou em outras palavras, montar palavras ou ideias...ou melhor ainda, utilizar esses compostos de forma prática...essa é a base de praticamente todo ritual e operaçao mágicka, mas como montar isso vai ficar para um próximo post...vamos voltar í parte do entendimento.
Ai voce me diz...cara, mas eu quero saber usar isso.
Mas para usar primeiro temos q entender o q estamos usando e ocmo funciona...entao vamos la...tudo tem algo em comum, vem do mesmo lugar, e conforme vamos utilizando, nops adaptamos aquilo, colocamos e tiramos coisas para q ele se adapte da forma q necessitamos.
Se descobrirmos essa base de onde vem tudo, esse elemento comum, o genoma universal, descobrimos entao como e por onde começar...
esse trabalho com a numerologia se chama gematria, q é a base da escrita judaica...eles escrevem e juntam as letras atraves de cálculos matemáticos...
A gematria é feita através de estatí­stica e programas de computador...atraves dela ja se encontraram muitas revelaçoes q estavam escondidas na bí­blia...seria como vc decifrar o código embutido nas palavras, e disso conseguir tirar algo maior delas...como revelaçoes, até previsoes do futuro q estariam codificadas em vários textos ocultistas e bí­blicos...
Para se decodificar um texto sagrado, atraves da gematria, é muito utilizada uma metodologia matemática chamada S.A.E. (Sequência Alfabética Equidistante).
Essa técnica consiste em "saltar" letras a distí¢ncias previamente determinadas, formando novas palavras.
Como exemplo pode-se citar a própria palavra "Torá", em hebraico, nos cinco primeiros livros da bí­blia. Salta-se a partir da primeira letra, 50 letras até encontrar a segunda letra e assim por diante, de 50 em 50 até completar a palavra inteira.
Por essa técnica, foi encontrada a palavra Tora (bí­blia dos judeus) 32 vezes em todo o Pentateuco (pentateuco é o conjunto de livros sagrados dos judeus).
O número 32 tem um significado todo espiritual no judaismo, pois é a soma das 22 letras hebraicas com as 10 sephirots.
Anumerologia mostra q tudo se encaixa perfeitamente...e dai vem mais uma porrada de outras coisas...
Por esse motivo a numerologia é tao utilizada por Ocultistas e vários outros segmentos, como fí­sica quimica alquimia etc etc etc
todo mundo fala de Cabala...mas muitos nao entendem para que ela serve.
as pessoas enfeitam, enrolam, falam um monte de coisas, usam nomes difí­ceis e complexos, mas ninguem responde í uma simples pergunta...
"Como a Cabala atua e quais seus objetivos?"
entao iremos esclarecer essa dúvida a seguir...

Primeiro, vamos começar vendo qual é seu objetivo.
o objetivo da Cabala é alcançar a obtençao da paz profunda por meio da tranquilidade de espiritiro e da paz de coraçao....atingindo esse objetivo o ser consegue transcender.

Vamos í segunda pergunta...
como a Cabala atua?
A Cabala atua através da uniao fé e da ciência agindo em conjunto.

Para entender melhor o funcionamento da fé e da ciência agindo em conjunto, temos que deixar uma coisa bem clara entao...
Sem a fé, a ciência conduz í dúvida;
sem a ciência, a fé leva í superstição.
As duas reunidas levam í certeza e, para uní­-las e utilizá-las corretamente, é preciso nao confundí­-las jamais.
O objetivo da fé é a hipótese, e ela se torna uma certeza quando fundamentada pela evidência ou pelas demoinstraçoes da ciência.
A ciência por sua vez, constata os fatos das hipóteses levantadas.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

...

Mensagem  Lyo em Ter Maio 21, 2013 8:21 pm

Seria interessante uma continuação.



Excelente Post.
avatar
Lyo
Novato
Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bem esclarecedor

Mensagem  koru em Ter Maio 21, 2013 9:55 pm

Gostei muito deste post, você falou algo que as pessoas complicam tanto de um jeito bem mais simples.
avatar
koru
Novato
Novato

Rato Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/04/2013
Idade : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entendendo um pouco mais sobre a Cabala.........

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum