Mitologia Japonesa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mitologia Japonesa

Mensagem  Dirge em Dom Abr 22, 2012 6:22 pm

O Japão é um país que contrasta o moderno e antigo em sua cultura, apesar do avanço da tecnologia e das relações sociais, notamos que os mitos e as tradições antigas ainda estão muito presentes no imaginário do povo japonês. Isso se dá pela preservação da cultura, que continua a ser perpassada por gerações através de livros, mangás/animes, apresentações teatrais e até histórias que os pais contam aos seus filhos.

A mitologia japonesa está muito ligada a elementos da natureza, obviamente pela dependência que povos primitivos tinham da mesma. Um bom exemplo a ser citado é o da valorização das montanhas no Japão, elas são consideradas divinas. As montanhas são importantes, pois dali brotam os rios, essenciais para o cultivo do arroz e também nelas pairam as nuvens, predizendo aos pescadores o bom tempo ou a tempestade. Pode-se fazer uma analogia ao rio Nilo para os egípcios na antiguidade.

Nos primórdios, existia apenas uma massa oceânica viscosa, desta massa emergiram três divindades que foram morar em uma planície nos céus. Lá produziram várias gerações de deuses, sabe-se muito pouco acerca desta trindade primordial. Uma dessas gerações de deuses foi a dos irmãos Izanagi (Macho que convida) e Izanami (Fêmea que convida). Os dois irmãos desceram da planície dos céus e foram até a massa oceânica viscosa. Izanagi mergulhou na massa sua lança, e ao levantá-la, as gotas que caíram da ponta da lança solidificaram-se, formando-se assim a ilha de Ono-Koro (Que hoje é o Japão).

Mesmo sendo irmãos, Izanagi e Izanami casaram-se na ilha de Ono-koro e iniciaram sua prole. Além de deuses, também são considerados filhos de Izanagi e Izanami os acidentes geográficos, as outras ilhas japonesas, quedas-d’água, montanhas, árvores, ervas e o vento. Mas quando chega a vez dos kamis do fogo, eles se tornam tão ardentes que matam Izanami. Ela vai para o Yomi (Submundo) prometendo retornar e diz para Izanagi não ir a procura dela.

Izanagi espera, mas depois de muito tempo resolve quebrar a promessa e vai atrás de Izanami. Chegando no Submundo, vê ela dando luz a vários demônios, enquanto é comida por larvas. Ela, percebendo a audácia de seu marido, manda os demônios o perseguirem. Fugindo dos demônios, Izanagi pega o seu pente de ossos que usa para prender o cabelo e o quebra, jogando seus pedaços no chão. Os demônios, famintos, devoram os brotos de bambu que surgiram do pente. Izanagi foge do Yoma.

Contudo Izanami avisa diretamente do inferno que despovoaria o mundo matando mil pessoas por dia, mas Izanagi replicou-lhe que, para cada mil que morressem, mil e quinhentas seriam criadas. Neste mito, o casal, divino estabelece o modelo da Natureza para todos os tempos; e cria, pelo seu divórcio a vida e a morte. Depois de uma purificação em ritual para desaparecer as conseqüências de sua descida ao mundo dos mortos, Izanagi deu origem à deusa do sol, o deus da lua e ao deus das tempestades. Amaterasu, Tsukuyomi e Susano'o, respectivamente.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Izanagi e Izanami

AMATERASU OOMI KAMI, a deusa do sol, sendo a primeira filha de Deus Xinto recebe a posse para tomar conta do arrozal, daí até hoje o alimento mais sagrado do Japão é o arroz. Ela não se dá bem com o terceiro irmão SUSANO O NO MIKOTO, o deus do Trovão, mas pelo contrário se dá muito bem com o segundo irmão TSUKI YOMI NO MIKOTO, o deus da Lua.
Certo dia, a deusa AMATERASU OOMI KAMI teve desentendimento com o irmão SUSANO O NO MIKOTO por ele ter danificado suas plantações de arroz. Ela ficou tão furiosa e triste que se fechou numa caverna. O Japão todo escureceu, pois ela era a deusa do Sol.

Fora da caverna outros deuses fizeram de tudo para que ela abrisse a porta da claridade, mas foi em vão. Então, o segundo irmão, TSUKI YOMI NO MIKOTO resolveu simular uma grande festa dos xintoístas, usando espelhos para dar reflexos e utilizou galhos de SAKAKI para dar o rítmo à cerimônia. Ele convidou a deusa da chuva AME NO UZUME para bailar.

Amaterasu acaba por sair, sendo então fechada a caverna, para a impedir de que entrasse novamente. Garantida de novo a luz, Susano é condenado a pagar uma multa e a ser desterrado dos céus. O irmão SUSANO NO MIKOTO foi punido pela irmã AMATERASU e foi mandado para província de Izumo onde havia só terra coagulada e que ele tinha de construir uma nova cidade. Diz a lenda que o deus Susano'o era um homem cabeludo com barba comprida, daí talvez os nativos AINU fossem descendentes dele.

O deus Susano'o era muito valente que um dia quando na sua cidade de Izumo apareceu um dragão com 8 cabeças, engolindo moças e rapazes, ele resolve acabar com ele, dando-lhe 8 tambores de sake para o dragão ficar bêbado. Quando o dragão já está num estado sonolento, o deus Susano'o avança em cima do dragão e retira-se do estômago, jóias preciosas, moças e rapazes; do rabo do dragão o deus Susano'o retira uma espada.

A segunda relíquia da família imperial até hoje é essa espada e a terceira é uma dessas jóias. Portanto, são 3 as relíquias que são mostradas na cerimônia oficial da família imperial:

-O ESPELHO que representa o sol, a bandeira nacional.
-A ESPADA que representa a origem do bushidou, SAMURAIS.
-JÓIA que representa a riqueza do país.

Susano'o querendo ir até onde Izanami está, chora e grita causando um grande estrago no universo. Susano'o sobe então ao Takaamahara com seu dragão Kuronaya, Takaamahara é governada por Amaterasu. Amaterasu pensando que Susano'o quer o Takaamahara para si, pega seu arco e flecha e vai ao encontro de Susano. Susano propõe um uquei para provar que suas intenções são boas. Amaterasu concorda. Primeiro, Amaterasu pega a espada de Susano e a mastiga. Da fumaça expirada por Amaterasu nascem três deusas, as Munakata Sanjojin. Então, Susano pega um colar de jóias de Amaterasu e a mastiga. Da fumaça expirada por Susano, nascem cinco deuses, todos homens.

Susano'o desce a Izumo nas proximidades de um rio hoje conhecido como Hiikawa. Lá, Susanowo percebe hashis sendo carregados pela correnteza e decide subir o rio. Susanowo encontra o casal de idosos Ashinajichi e Natejichi chorando. O casal tinha oito filhas, porém o monstro Yamata no Orochi vinha uma vez por ano e comia uma de suas filhas. Sua última filha, Kushinadahime estava prestes a ser devorada. O casal então promete a mão de sua filha se Susano'o exterminasse o monstro. Susano'o mata Yamata no Orochi, se casa com Kushinadahime e constrói um castelo para morar com ela.

Um dos descendentes de Susano'o, Ookuninushi, se casa com Suserihime, filha de Susano'o. Ookuninushi e Sukunahikona desenvolvem o Ashihara no Nakatsu Kuni criando as regras da agricultura, medicina e magia.

Amaterasu e os outros deuses do Takaamahara declaram que eles deveriam governar o Ashihara no Nakatsu Kuni então governado por Ookuninushi. Vários deuses são enviados a Ashihara no Nakatsu Kuni, mas falham em seu objetivo. Amaterasu pergunta aos deuses quem deveria ser o próximo enviado. Os deuses respondem que deveria ser Itsunoohabari ou seu filho Takemikadzuchi.

Takemikadzuchi e Amenotohibune são enviados ao Ashihara no Nakatsu Kuni. Lá chegando Takemikadzuchi finca a espada Totsuka no Tsurugi no chão. Takemikadzuchi se senta com as pernas cruzadas em cima da espada e diz a Ookuninushi que Amaterasu ordenara que Ashihara no Nakatsu Kuni fosse governado por um de seus filhos. Takemikadzuchi vai então conversar com Kotoshironushi, filho de Ookuninushi e Kotoshironushi se esconde. Vai conversar com outro filho de Ookuninushi, Takeminakata. Takeminakata tenta medir forças com Takemikadzuchi, mas é derrotado.

Amaterasu envia então Takamimusubi para conversar com Ookuninushi. Takamimusubi diz a Ookuninushi que Amaterasu lhe construiria um grande castelo em troca do controle do Ashihara no Nakatsu Kuni. Ookuninushi pede um grande castelo, para seus 180 filhos morarem e depois disso desaparesce. Este castelo é o santuário Izumo Taisha, em Shimane.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Amaterasu

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Susano'o

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Tsukuyomi


Bibliografia:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


_________________
''Aquele que é corajoso e paciente o suficiente para exergar, na escuridão, toda a sua vida, será o primeiro a encontrar um raio de Luz.'' Metrô 2033 (livro)

''As respostas para os maiores misterios da humanidade estão dentro de cada ser vivente.''
avatar
Dirge
Moderador

Rato Mensagens : 358
Data de inscrição : 03/11/2011
Idade : 21

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum