A Geena é um lugar de tormento ardente?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Geena é um lugar de tormento ardente?

Mensagem  Crys_Daemon em Seg Fev 13, 2012 5:38 pm

Nos Evangelhos, Jesus alerta seus discípulos sobre ser condenado à Geena. Com certeza, Jesus queria que esse aviso fosse levado a sério. No entanto, será que ele se referia a um tormento eterno num inferno de fogo? — Mateus 5:22.

Primeiro, vejamos a palavra em si. A palavra grega Gé·en·na corresponde à palavra hebraica geh Hin·nóm, que significa “vale de Hinom”, ou à expressão geh veneh-Hin·nóm, “vale dos filhos de Hinom”. (Josué 15:8; 2 Reis 23:10) Esse local, conhecido hoje como Wadi er-Rababi, é um vale profundo e estreito a sul e sudoeste de Jerusalém.

A partir do oitavo século AEC, na época dos reis de Judá, esse local era usado para rituais pagãos, incluindo o sacrifício de crianças no fogo. (2 Crônicas 28:1-3; 33:1-6) O profeta Jeremias predisse que o mesmo vale se tornaria um lugar de matança para os judeus às mãos dos babilônios como julgamento de Deus pela sua maldade.* — Jeremias 7:30-33; 19:6, 7.

Segundo o erudito judeu David Kimhi (c. 1160-c. 1235 EC), o vale foi mais tarde transformado num depósito de lixo da cidade de Jerusalém. O local servia de incinerador onde se mantinha o fogo aceso para queimar o lixo. Tudo o que fosse jogado ali seria completamente destruído até virar cinzas.

Muitos tradutores da Bíblia tomaram a liberdade de traduzir Gé·en·na por “inferno”. (Mateus 5:22, Almeida, revista e corrigida) Por quê? Porque associaram a ideia pagã de os maus sofrerem um julgamento ardente após a morte com o fogo literal no vale fora de Jerusalém. Mas Jesus nunca associou a Geena com tormento.

Jesus sabia que a própria ideia de queimar pessoas vivas é repugnante para seu Pai celestial, Jeová. Referindo-se ao uso que se fazia da Geena nos dias do profeta Jeremias, Deus disse: “Construíram os altos de Tofete, que está no vale do filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e suas filhas, coisa que eu não havia ordenado e que não me havia subido ao coração.” (Jeremias 7:31) Além disso, a ideia de tormento para os mortos não se harmoniza com a personalidade bondosa de Deus nem com o claro ensino bíblico de que os mortos “não estão cônscios de absolutamente nada”. — Eclesiastes 9:5, 10.

Jesus usou o termo “Geena” para simbolizar a destruição total resultante do julgamento adverso de Deus. Assim, “Geena” tem um significado semelhante ao do “lago de fogo” mencionado no livro de Revelação (Apocalipse). Os dois simbolizam destruição eterna em que não há esperança de ressurreição. — Lucas 12:4, 5; Revelação 20:14, 15.


Será que os maus vão para um inferno de fogo?

Há sofrimento após a morte?
A Bíblia diz em Romanos 5:12: “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens.” Pense bem: faz sentido crer que as pessoas sofrerão num inferno de fogo por causa de seus pecados, enquanto Adão, que trouxe a morte para toda a humanidade, simplesmente se tornou pó depois de morrer? — 1 Coríntios 15:22.

Estamos sob a mesma lei que Adão estava. “O salário pago pelo pecado é a morte.” Além disso, quem morre é “absolvido do seu pecado”. (Romanos 6:7, 23) Mas, se tanto os bons como os maus morrem e ninguém sofre depois de morrer, onde está a justiça de Deus?

Podemos ter certeza de que Jeová, um Deus de amor, não torturará pessoas num inferno de fogo. (1 João 4:Cool Nem vai tolerar a maldade para sempre. O Salmo 145:20 confirma isso, garantindo-nos que “Jeová guarda a todos os que o amam, mas a todos os iníquos ele aniquilará”. De fato, esse modo de agir é amoroso e justo.

avatar
Crys_Daemon
Novato
Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/02/2012
Localização : Buzios / RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum