Maçonaria por Abbath Doom Occulta

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Maçonaria por Abbath Doom Occulta

Mensagem  MAGGOBRANCO em Qui Abr 05, 2012 8:28 pm

Salve o Irmão Doom... Tomei um susto quando vi o nome dele por aqui, pois pensei "Ôpa que o Doom se registrou no Via"... seria uma grande honra ter essa pessoa aqui conosco... Quem sabe um dia ele "pinta" por aqui... Grande metaleiro!!!

Excelente post, Lucrécia!!!

Maggobranco

MAGGOBRANCO
Moderador

Dragão Mensagens: 311

Maçônaria

Mensagem  xBla§t™ em Qui Maio 17, 2012 6:58 pm

Maçonaria, forma reduzida e usual de francomaçonaria, é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam.de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
Portanto, a maçonaria é uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 (58%) nos Estados Unidos, 1,2 -(22%) - no Reino Unido e 1,0 (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4 700 Lojas.

Origens da Maçônaria

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie, que significa "construção", "alvenaria", "pedreira".O termo maçom (ou maçon), segundo o mesmo Dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'. O termo maçom portanto é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa associação de pedreiros.
Estudiosos e pesquisadores costumam dividir a origem da maçonaria em três fases distintas.
Maçonaria Primitiva
Maçonaria Operativa
Maçonaria Especulativa

Maçônaria Primitiva

A Maçonaria Primitiva, ou "Pré-Maçonaria", é o período que abrange todo o conhecimento herdado do passado mais remoto da humanidade até o advento da Maçonaria Operativa. Há quem busque nas primeiras civilizações a origem iniciática. Outras buscam no ocultismo, na magia e nas crendices primitivas a origem do sistema filosófico e doutrinário. Tantas são as controvérsias, que surgiram variadas correntes dentro da maçonaria. A origem mais aceita, segundo a maioria dos historiadores, é que a Maçonaria Moderna descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.
É evidente que a falta de documentos e registros dignos de crédito, envolve a maçonaria numa penumbra histórica, o que faz com que os fantasistas, talvez pensando em engrandecê-la, inventem as histórias sobre os primórdios de sua existência.Há vertentes afirmando que ela teve início na Mesopotâmia, outras confundem os movimentos religiosos do Egito e dos Caldeus como sendo trabalhos maçônicos. Há escritores que afirmam ser o Templo de Salomão o berço da Maçonaria.
O que existe de verdade é que a Maçonaria adota princípios e conteúdos filosóficos milenares, que foram adotados por instituições como as "Guildas" (na Inglaterra), Compagnonnage (na França), Steinmetzen (na Alemanha). O que a Maçonaria fez foi adotar todos aqueles sadios princípios que eram abraçados por instituições que existiram muito antes da formação de núcleos de trabalho que passaram à história como o nome de Maçonaria Operativa ou de Ofício.

Maçônaria Operativa

A origem se perde na Idade Média, se considerarmos as suas origens Operativas, ou seja associação de cortadores de pedras verdadeiros, que tinha como ofício a arte de construção de castelos, muralhas etc.
Após o declínio do Império Romano, os nobres romanos afastaram-se das antigas cidades e levaram consigo camponeses para proteção mútua para se proteger dos bárbaros. Dando início ao sistema de produção baseado na contratação servil Nobre-Povo (Feudalismo)
Ao se fixar em novas terras, Os nobres necessitavam de castelos para sua habitação e fortificações para proteger o feudo. Como a arte de construção não era nobre, deveria advir do povo e como as atividades agropecuária e de construção não guardavam nenhuma relação, uma nova classe surgiu: Os construtores, herdeiros das técnicas romanas e gregas de construção civil.
Outras companhias se formaram: artesão, ferreiro, marceneiros, tecelões enfim, toda a necessidade do feudo era lá produzida. A maioria das guildas limitava-se no entanto às fronteiras do feudo.
Já as guildas dos pedreiros necessitavam mover-se para a construção das estradas e das novas fortificações dos Templários. Os demais membros do povo não tinham o direito de ir e vir, direito este que hoje temos e nos é tão cabal. Os segredos da construção eram guardados com incomensurável zelo, visto que, se caíssem em domínio público as regalias concedidas à categoria, cessariam.Também não havia interesse em popularizar a profissão de pedreiro, uma vez que o sistema feudal exigia a atividade agropecuária dos vassalos.
A Igreja Católica Apostólica Romana encontra neste sistema o ambiente ideal para seu progresso. Torna-se uma importante, talvez a maior, proprietária feudal, por meio da proliferação dos mosteiros, que reproduzem a sua estrutura. No interior dos feudos, a igreja detém o poder político, econômico, cultural e científico da época.

Maçônaria Especulativa

Com o passar do tempo as construções tornavam-se mais raras. O feudalismo declinou dando lugar ao mercantilismo. Com consequência o enfraquecimento da igreja romana. Havendo uma ruptura da unidade cristã advindas da reforma protestante.
Superada a tragédia da peste negra que dizimou a população mundial, particularmente da Europa, teve início o Iluminismo no século XVIII, que defendia e tinha como princípio a razão,ou seja,o modo de pensar,de ter "luz".
A Inglaterra surge como o berço da Maçonaria Especulativa regular durante a reconstrução da cidade após um incêndio de grandes proporções em sua capital Londres em setembro de 1666 que contou com muitos pedreiros para reconstruir a cidade nos moldes medievais.
Para se manter foram aceites outras classes de artífices e essas pessoas formaram paulatinamente agremiações que mantinham os costumes dos pedreiros nas suas reuniões, o que diz respeito ao reconhecimento dos seus membros por intermédio dos sinais característicos da agremiação.
Essas associações sobreviveram ao tempo. Os segredos das construções não eram mais guardados a sete chaves, eram estudados publicamente.Todavia o método de associação era interessante, o método de reconhecimento da maçonaria operativa era muito útil para o modelo que surgiu posteriormente. Em vez de erguer edifícios físicos, catedrais ou estradas, o objetivo era outro: erguer o edifício social ideal.

xBla§t™
Ocultista Estagiário
Ocultista Estagiário

Mensagem  MAGGOBRANCO em Qui Maio 17, 2012 7:01 pm

Muito bom esse tópico, continue por favor!!! O tema Maçonaria sempre foi interessante e fascinante!!!

Maggobranco

MAGGOBRANCO
Moderador

Dragão Mensagens: 311

Mensagem  Convidad em Ter Maio 29, 2012 8:37 pm

....

Última edição por ocult em Ter Set 18, 2012 12:29 am, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  Lucrécia em Ter Maio 29, 2012 8:56 pm

Mais uma besteira de Evangélico ou de nego poser que diz que por ser maçon, solta fireball...no chat de wicca da Uol tá cheio desses -.-

Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens: 655

Mensagem  Neo em Qua Maio 30, 2012 9:32 am

não vi nada de mais.
e também não vi cabra nenhuma.

Azathoth - H.P. Lovecraft

Neo
Moderador

Mensagem  Lucrécia em Qua Maio 30, 2012 10:13 am

Eu não subjulguei como mentira. Subjulguei sim como poser ou tendencioso. Eu não sei quando foi que as pessoas ficaram tão bitoladas a ponto de acreditarem em tudo que vêem e que ouvem. Só porque não entendemos algo não significa que tenha ocultismo no meio, NÃO EXISTE OCULTISMO NA MAÇONARIA. MAÇONARIA É UMA ORDEM POLITICO-SOCIAL. Mas ao invés de irmos procurar maçons para esclarecimentos, preferimos ler livros e ver vídeos cujo único propósito é escandalizar. Digo e repito, o vídeo é só mais uma besteira de quem diz que Maçom solta fireball, podem ir no chat da Uol de Wicca, tem vários desses lá. E outra coisa, se o cara entrou como uma "câmera escondida" num "ritual macabro" no mínimo ele é um hipócrita e só pela atitude não deveria ser levado a sério, ao se entrar na maçonaria as pessoas fazem um juramento de não filmas cerimonias, sejam elas quais forem. Um sujeitinho desses filmou uma vez um casamento maçom, o Abbath me mandou o vídeo pois eu era louca para ver como era um casamento maçom, mas lamentou sobre o meliante que foi cordialmente convidado a participar do casamento e quebrou as regras. Sou totalmente contra esse tipo de atitude e abomino quem usa esse tipo de gente como exemplo ou como referência para qualquer coisa.

Sombra escreveu:nada contra a maçonaria ou defendendo os evangelicos

mas o video é da turquia - e quem postou foi alguem da turquia e que repassou

acho que devemos nos conter antes de falar que tal é poser ou coisa de tal ser

o video pode ser verdade ou não , mas subjulgar ele como mentira sem consultar é o mesmo que nao querer enxergar

apenas um esclarecimento

minha opniao

Lucrécia escreveu:Mais uma besteira de Evangélico ou de nego poser que diz que por ser maçon, solta fireball...no chat de wicca da Uol tá cheio desses -.-

Lucrécia
Administrador
Administrador

Mensagem  Neo em Qua Maio 30, 2012 10:23 am

Hino da Maçonaria

Da luz que de si difunde
Sagrada filosofia!
Surgiu no mundo assombrado
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da natureza!

Da razão, parte sublime,
Sacros cultos merecia.
Altos heróis adoraram
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da natureza!

Da razão suntuoso templo
Um grande rei erigia,
Foi, então, instituída
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da natureza!

Nobres inventos não morrem
Vencem do tempo a porfia
Há de os séculos afrontar
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da natureza!

Humanos sacros direitos
Que calcará a tirania
Vai ufana restaurando
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da natureza!

Da luz depósito augusto
Recatando a hipocrisia
Guarda em si com zelo santo
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da natureza!

Cautelosa, esconde e nega
A profana gente ímpia
Seus mistério majestosos
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da natureza!

Do mundo o Grande Arquiteto
Que o mesmo mundo alumia
Propício protege, ampara
A pura Maçonaria!

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da natureza!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Neo
Moderador

Mensagem  Lucrécia em Qua Maio 30, 2012 4:15 pm

Sombra escreveu:se é poser ou tendencioso eu nao entro no mérito pois eu ja tenho minhas próprias convicções

agora se sua opniao é esta eu respeito ,porem nao é a minha

mas nem me importo com estes videos , nem sei porque tanto debate por causa da maçonaria

nunca me fez mal mas nunca tambem me trouxe beneficio , entao que se dane quem fez ou quem nao fez , quem époser ou quem nao é poser , quem é tendencioso ou quem não é tendencioso

não confio neles e esta é minha opniao independente do video ou não , quem gosta ou tem admiração que seja feliz afro

Se Maçonaria nunca te fe mal e nem nunca trouxa benefícios, porque ainda tá batendo nessa tecla? Já entendemos que você não gosta, mas se não te acrescenta nada...tem vários tópicos que lhe serão muito mais úteis que este. ^^

Lucrécia
Administrador
Administrador

Mensagem  Neo em Sab Jun 02, 2012 10:42 am

foi banido, era o Crysis.

Neo
Moderador

Mensagem  J13K$#N em Sex Set 27, 2013 4:06 pm

O que se ganha na maçonaria?
Basicamente, autoconhecimento e auto-aperfeiçoamento...

J13K$#N
Seguidor da Via

Várias Maçonarias

Mensagem  benhaim em Dom Out 13, 2013 2:48 am

Olá!
Já acompanho o grupo há algum tempo, porém me senti muito à vontade de postar neste tópico, pois é um assunto que sempre fui ligado.
Na real existem diversas Maçonarias e aqui nem entro no mérito de "regular ou irregular", pois não vem ao caso.
Posso falar sobre o que vi, vivi e ainda estudo.

existem varições que chamamos "Ritos" e cada um tem uma abordagem diferente. Vou falar sobre os mais praticados aqui.

Rito Escocês Antigo e Aceito:
Sem dúvida alguma este é o mais difundido no Brasil, pois ele começa com a famosa temática judaico-cristã e vai até o estudo de "avatares" como Moisés, Buda e Jesus, entre outros.
Este, graças aos livros do Rizzardo da Camino tem uma visão bem cristã mesmo (não no sentido ofensivo). Ele deixa muitas aberturas que acabam caindo na Teosofia.

Rito Moderno:
Este é muitas vezes chamado de rito "ateu", porém é uma inverdade, já que ele deixa a questão de Deus e Divindades para foro íntimo.
É um Rito Humanista e mais racional, por isso tem grande apelo político.

Rito de York e Emulation:
O Emulation (inglês) é o mais praticado dos dois, já que ele se baseia na Grande Loja Unida da Inglaterra, porém o Rito de York é o Americano e, ainda muito pouco praticado no Brasil.
O York é bem cristão assim como o Emulation, porém o inglês é bem Anglicano...

Rito Adonhiramita:
É o Rito Moderno em uma versão muito esotérica. Tem grande apelo judaico e uma das cerimônias mais bonitas que já participei.
Agora estão retomando em Portugal, mas é praticado quase só no Brasil.

Rito de Schroeder:
É um Rito alemão de ritualística muito simples. Como diz um grande Irmão: "aonde puder ter meia dúzia de cadeiras, um tapete e 3 caixas de maçã dá pra fazer o ritual."
A particularidade dele é que eles usam cartolas e tem uma visão diferente sobre a localização simbólica do ritual.

Rito Escocês Retificado:
Muito ligado ao martinismo. É um rito cristão, criado por Willermoz que tem seu auge no Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa.

Rito de Memphis e de Memphis-Misraim:
Chamados de Ritos "egípcios", porém são judaicos, mas como suas lendas remetem ao Egito, é creditado erroneamente.
Um rito totalmente esotérico e muito bonito, porém já conheci muita gente que se "perdeu nas idéias" tentando achar cabelo em ovo...

Como podem ver existem os mais variados motivos para existirem Lojas Maçônicas, desde reuniões sociais até estudos sérios.
Acredito que até por esta postura é que a Maçonaria existe até os dias de hoje, mas infelizmente é difícil para alguns Irmãos aceitarem que ela surgiu de meras associações de pedreiros e tentam das mais variadas formas vincular aos templários...

Me desculpem se algum Ir.'. se sentiu ofendido, pois o objetivo é acabar com os vícios da ignorância.

Parabéns pela postagem.

benhaim
Novato
Novato

ratificações

Mensagem  Hiram_abiff em Dom Out 13, 2013 12:01 pm

Eu também como o amigo acima normalmente não posto nada, pois nesses assuntos do fórum sou um mero estudante, mas me sinto a vontade pra falar sobre a maçonaria, visto que sou Mestre Maçom. Com relação a entrada na maçonaria pela internet, isso normalmente é feito por as ditas "maçonarias irregulares", um grande oriente regular , que diga-se de passagem no Brasil só são três, sejam eles : GOB (Grande Oriente do Brasil),  a COMAB (Confederação Maçônica do Brasil) e a CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica no Brasil), essas nunca dão propostas pela internet, somente pessoalmente aos IIr.’. e esses repassam aos seus candidatos; digo isso porque me perdoem quem se ofender mas essas “maçonarias” mas parecem a Igreja universal “informatizada”, poucas realmente trabalham de forma séria, na grande maioria alteram os Landmarks( as leis universais maçônicas) quando não o suprimem, acrescentam e tiram símbolos a sua própria interpretação, alteram rituais etc. A maçonaria Universal tem suas tradições e uma história que devem ser respeitadas; quando se altera um Landmark está descaracterizando a maçonaria, pois são a “espinhal Dorsal” que sustenta toda a tradição maçônica; quando se planta um semente de jabuticabeira ela vai crescer e dar frutos e ter folhas de uma jabuticabeira, nunca uma mangueira; assim é o conjunto de tradições dentro da ordem. Tratando-se de Ocultismo dentro da maçonaria, primeiro gostaria de definir: “Nas ciências ocultas, a palavra oculto refere-se a um "conhecimento não revelado" ou "conhecimento secreto", em oposição ao "conhecimento ortodoxo" ou que é associado à ciência convencional. Para as pessoas que seguem aprofundando seus estudos pessoais de filosofia ocultista, o conhecimento oculto é algo comum e compreensível em seus símbolos e significados” , assim sendo a maçonaria tem um lado ocultista visto que, seus símbolos e rituais tem interpretações que só cabem aos iniciados, e a compreensão só a possuem em sua totalidade quem passa pela experiência dos rituais. Seja em um casamento(um ritual religioso), um batismo ou uma formatura, que são ritos de passagem em nossas vidas, que por mais que tentemos exprimi-los ficam incompreensíveis por quem não vivenciou, portanto o “Segredo maçônico” é impronunciável, por mais que um maçom saia da ordem por qualquer motivo que seja, e fale torna-se meras palavras jogadas ao vento. Ainda digo mais, a compreensão é extremamente individual, posto que cada um interpreta de forma diferente, então o “segredo”, a pedra filosofal é vista de um ângulo diferente. Por isso a maçonaria tem uma filosofia um tanto relativista, pois a verdade ninguém a possui em sua totalidade. Tem IIr.’. que vem a ordem por uma ótica social, outro filosófica, outro esotérica etc; e nenhum deles está errado, a grande verdade é como um quebra cabeça onde todas as meias verdades se completam em uma só, ou seja, a “grande verdade universal”.

Hiram_abiff
Novato
Novato

Gato Mensagens: 1

Mensagem  benhaim em Dom Out 13, 2013 5:09 pm

Concordo em grande parte com que o Ir.'. falou, ainda mais sobre maçonaria por internet, pois isso é inaceitável não só para a Maçonaria, mas para qualquer Ordem séria.
Também faço parte, assim como o Ir.'., do grupo "regular", porém essa discussão nunca levou a lugar algum, já que a regularidade se dá pelo reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra, portanto o Grande Oriente da França seria irregular, o que não consigo aceitar, já que muito da fama da Maçonaria, ainda mais pelos feitos se deu por lá.
Não vejo o segredo como impronunciável, pois tenho visto nestes anos (sim já não sou tão novo assim) muitos que recebem os graus, porém jamais compreenderam algum de seus significados.
A visão dos ritos é o que mais se destaca pra mim em termos de estrutura, pois permite as várias interpretações que o Ir.'. falou e, até por isso, é muito comum IIr.'. trocarem de rito após o 3º grau, já com suas "metas" dentro da Ordem.

Tive a "sorte" de encerrar o trajeto em 2 ritos (33º REAA e 9º Rito Moderno), muito diferentes entre sí e pude perceber essa variações da Ordem. Sobre as "irregulares" não podenos é colocá-las todas como iguais, pois maçâs podres existem em todo saco...
Realmente também não pude (pelo menos em meu Estado) ver mais do que uma ou duas que trabalhassem sério, é olha que tem uma em cada esquina, mas também não conheço todas...

Vi excelentes IIr.'. com apelo Moral e outros que são excelentes estudantes de ocultismo. Se respeitarem suas visões individuais (o que infelizmente nem sempre ocorre) teríamos uma Maçonaria menos dividida.
Tive uma experiência com isso quando fui V.'.M.'. de minha Loja pela primeira vez, pois a discussão "Moral x Ocultismo" ocasionou a saída de dois bons IIr.'. que não tiveram a compreensão que o Ir.'. tem (e que todos deveriam) de uma "Maçonaria pessoal".

Parabéns pelo comentário

TFA

benhaim
Novato
Novato

Pastel

Mensagem  tiadarvulia em Dom Dez 15, 2013 11:27 am

Os macons da loja Fenix de Patrocinio Paulista, na sua barraquinha da festa do peao,vendem um PASTEL muito,muito bom...

tiadarvulia
Sábio

Tigre Mensagens: 91

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: