Introdução à Simbologia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Introdução à Simbologia

Mensagem  Lucrécia em Qua Jan 25, 2012 2:55 pm

A palavra símbolo deriva do grego antigo symballein que significa agregar. Seu uso figurado originou-se no costume de quebrar um bloco de argila para marcar o términio de um contrato ou acordo: cada parte do acordo ficaria com um dos pedaços e, assim, quando juntassem os pedaços novamente, eles poderiam se encaixar como um quebra cabeças. Esses pedaços eram conhecidos como symbola.

Sendo assim, um símbolo representa "algo" que está faltando, uma parte invisível necessária para alcançar a conclusão ou a totalidade. O simbolo carrega o sentido de unir as coisas para criar algo maior do que a soma das partes, como nuanças de significado que resultam em uma idéia complexa. Por outro lado, um signo pode ser entendido como algo que representa ou indica alguma coisa de modo mais literal.

O signo existe para transmitir informações sobre um objeto ou idéia específica, enquanto o símbolo ativa uma série de percepções, crenças e respostas emocionais. Nem signos nem símbolos possuem significados intrínsecos. O símbolo é formado através da interação humana com o signo ou o objeto. Ambos tornaram-se parte da identidade social e cultural do ser humano, modificando-se e evoluindo do mesmo modo que nós.
São veículos para informação e significado, operando em muitos níveis diferentes - o universal e o particular, o intelectual e o emocional, o espacial e o temporal, o espiritual e o material. Servem para dar sentido à experiência. Se não pudéssemos classificar o mundo utilizando códigos e as estruturas simbólicas, seríamos dominados por dados sensoriais. Precisamos de uma maneira para descrever o que acontece conosco a fim de entender tal processo.

Além de serem parte essencial da sociedade humana, os signos e os símbolos aparecem na natureza e podem se referir às informações pré-conscientes. O significado de um símbolo ou signo esta diretamente ligado e dependente a nossa liberdade em ser suscetível a eles. A habilidade de dar significado aos signos e símbolos conduziu à possibilidade de comunicação e reflexão e possibilitou que os seres humanos repassassem suas histórias, mitologias e pontos de vista através de contos, da arte e da palavra escrita.

_________________
Mas, se ergues da justiça a clava forte,verás que um filho teu não foge a luta.Nem teme quem te adora, a própria morte, Terra adorada.
avatar
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 28

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum