Astrologia

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Astrologia

Mensagem  Lucrécia em Ter Dez 06, 2011 10:51 pm


Desde os primórdios da civilização, o homem revela uma grande curiosidade pelo oculto e pelo futuro afim de alterá-lo. A astrologia seria o resultado desses esforços em compreender o caos e relaciona-lo através de um padrão. Este padrão é o céu, mais precisamente o sistema solar, o maior e mais harmonioso conjunto simbólico que a humanidade conhece. Através de sua observação e estudo aprendemos a compreender nossos elementos constitutivos (os planetas), suas qualidades fundamentais (os signos), seus ritmos (os ciclos individuais dos planetas) e suas áreas de influência na vida (as casas).

Esse estudo se dá através do mapa ou carta astral. Para obtermos essa ferramenta são necessários o nome, data de nascimento e horário de nascimento da pessoa em questão e dessa forma ler e interpretar para conhecer a alma da pessoa.

A astrologia trabalha com duas leis fundamentais: A lei de sincronicidade e a lei da analogia. A primeira nos diz que um indivíduo nasceu em um determinado momento e lugar e não em outro, sendo assim o céu daquele momento é o céu que lhe pertence. A segunda mostra que através do paradigma histórico daquela pessoa pode-se aferir que os planetas, signos e casas tem significados específicos aos quais chamamos de "regências".
Resumindo: A astrologia é o estudo do paralelismo entre a cronometragem dos eventos do céu na Terra e na consciência humana.

Como sistema de pensamento a astrologia tem inúmeras aplicações, mas o auto-conhecimento é de longe o mais eficiente.


Última edição por Lucrécia em Qua Dez 14, 2011 7:34 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Astrologia

Mensagem  Lucrécia em Ter Dez 06, 2011 11:04 pm

A astrologia é uma ciência que domina um determinado campo específico e instrumental próprio e a lei que a legitíma é a Lei de Correspondência, ou seja, tudo o que está em cima é igual ao que está embaixo. A astrologia acredita no discurso dos astros: se tudo está inserido num mesmo sistema, o que afeta uma área afeterá a outra.

Claro, não devemos confundir isso com o acaso. Ele também existe e geralmente é ele ou a SUA distração que ocasionaram a SUA fratura no fêmur quando SEU skate foi parar do outro lado da rua, após o SEU tombo.

Sobre os instrumentos da Astrologia


A astrologia trabalha com quatro instrumentos básicos:

O céu em si

O movimento dos planetas

O significado dos movimentos planetares

A ordem em que os astros estão dispostos no céu

Linguagem Astrológica

Fala-se o tempo todo sobre Sistema Solar, dentro desse sistema existem dez planetas além da Terra. Há também doze signos, doze casas e um quarto item que seria a relação entre os planetas chamada de aspecto que seria sua distância. Portanto os quatro itens que definem a linguagem astrológica são os Planetas, os Signos, as Casas e os Aspectos.

Mecânica Celeste

para entender melhor a Astrologia devemos estudar a mecânica celeste. Sabe-se que nosso sistema solar é formado por 10 planetas, 34 satélites e 7000 asteróides e que o Sol mantém todo esse contingente de corpos em sua órbita graças ao seu campo gravitacional. Na astrologia devemos ter conhecimentos básicos da mecânica do céu para poder melhor compreender os astros e suas influências.

Pontos cardeais: Correspondem aos pontos básicos para determinar as direções e são concebidos a partir da posição na qual o Sol se encontra durante o dia. Os quatro pontos são: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente; e Leste (E), intitulado de oriente.

Eixo Terrestre: É a linha reta imaginária que cruza o centro da Terra e ambos os pólos geográficos, em torno da qual este planeta gira. Não forma um ângulo reto em relação ao plano da órbita terrestre em volta do Sol, a eclíptica, mas sim um ângulo de 66º33' e sua direção em relação às estrelas não é fixa, uma vez que gira muito vagarosamente em torno da perpendicular ao plano da órbita, completando uma revolução a cada 26.000 anos e causando a precessão dos equinócios.

Equador: É o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação. Devido à oscilação do eixo de rotação, a posição do equador não é rigorosamente constante, razão pela qual é adoptada, para efeitos geodésicos, uma posição média. O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Polo Norte, e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Polo Sul. O raio do equador é cerca de 6 378 km, a que corresponde um perímetro de 40 075 km.

Equador Geodésico: É o círculo máximo, definido num modelo esférico ou elipsoidal a Terra, que é perpendicular ao eixo. O plano do equador geodésico é a referência para a medição das latitudes, de 0º a 90º, para Norte e para Sul.
Equador astronómico (ou terrestre) é a linha à superfície da Terra em que a latitude astronómica é igual a 0º. Devido às irregularidades do geóide, o equador astronómico é uma linha irregular.

Equador Celeste: É a circunferência que resulta da intersecção do plano do equador com a esfera celeste. Sobre o equador celeste, a declinação é igual a 0º.

Eclíptica - A eclíptica é definida como a circunferência imaginária correspondente à trajetória aparente do Sol na esfera celeste. O eixo da eclíptica é uma reta perpendicular à eclíptica e passa pelo centro da Terra.

Zodíaco - Faixa total da eclíptica que ocupa 16 graus onde estão os signois e constelações.


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Re: Astrologia

Mensagem  Lucrécia em Ter Dez 13, 2011 3:32 pm

Os quatro elementos na Astrologia

Para formar os 4 elementos, partimos de 4 qualidades primitivas: O quente, o frio,o úmido e o seco. A cada uma delas associamos o sinal de positivo e negativo que singifica um funcionamento mais masculino que feminino ou mais yin do que yang.

Quente ++ Frio +-

Úmido -- Seco -+

O gráfico abaixo descreve bem como eles se relacionam além de representar duas a duas para dar origem aos quatro elementos.


O Fogo é formado das qualidades primitivas quente e seco, com três sinais + e um - , que o fazem um elemento de polaridade masculina ou de atividade extrovertida.

A Terra é formada das qualidades primitivas frio e seco com dois sinais de cada, sendo considerada um elemento de polaridade feminina ou de atividade introvertida.

O Ar é formado das qualidades primitivas quente e úmido com dois sinais de cada, sendo considerado um elemento de polaridade masculina ou de atividade extrovertida.

A Água é formada das qualidades primitivas frio e úmido com três sinais - e um +, que a fazem um elemento de polaridade feminina ou de atividade introvertida.


Os quatro elementos, segundo a astrologia, descrevem funções básicas da personalidade: a intuição, a sensação, o pensamento e o sentimento, respectivamente.

Fogo é a intuição ou a capacidade de antecipar o futuro através de imagens e simbolos. Entendimento imediato ou não de qualquer situação. O signos de fogo são: Áries, Leão e Sagitário.

Terra é a sensação ou a capacidade de lidar com os aspectos materiais e concretos da vida e ainda de expressar suas sensações ou sentidos físicos. Os signos de terra são: Touro, Virgem e Capricórnio.

Ar é o pensamento. Maior capacidade intelectual, ordenação mental e aprendizado, maior interesse em atividades intelectuais e capacidade de se relacionar. Os signos de ar são: Gêmeos, Libra e Aquário.

Água é o sentimento. Maior capacidade de expressar sentimentos e emoções, maior capacidade de envolvimento emocional (pra bem ou pra mal) com as pessoas, ambientes e até atividades. Os signos de água são: Câncer, Escorpião e Peixes.

Aprimoramento dos elementos

São tradicionalmente divididos em dois grupos:

Yang - Fogo e Ar - masculinos, ativos, doadores e auto-expressivos. Operam de dentro para fora e são auto-centrados.

Yin - Água e Terra - femininos, passivos, receptivos e auto-repressivos. Operam de fora para dentro, a partir do mundo externo.

Fogo

Símbolo:

O fogo é a energia vital relacionado a vida. É universal, irradiante, excitável - que dá vontade de viver, entusiasmo, luz, calor e colorido ao mundo - Intuição.
Decididos, diretos, objetivos, espontâneos, precisam de liberdade para se auto-expressarem e garantirem seus espaços. Dirigem o poder da vontade e podem machucar e ferir os outros com sua falta de controle, sensibilidade e seus ataques de impulsividade causando mágoa aos sentimentos alheios.
Seu plano é espiritual - fé e força suas bandeiras - o importante para eles é criar e ter experiência. Seu elemental é a Salamandra.

Terra

Símbolo:

A terra é a energia física e concreta. A terra é a matéria. É contato com os sentidos físicos, é o contato com os sentidos físicos e com a realidade do aqui e agora do mundo material. onfiam mais no raciocínio prático do que em intuições - Sensações.
Fortes, resistêntes, francos os de terra são absolutamente auto-suficientes, são agressivos quando sentem que algo lhes será tomado e não se importam muito com opiniões alheias apesar de serem dados à fofoca.
Terra é materia, forma concreta, realidade, solidez, segurança, construção, estrutura. É possessiva, dogmática, simplista, ordeira podendo até ter a imaginação limitada caso confie demais nas coisas como elas aparentam ser. É rotineira, pouco flexível, eficiente, burocrática. Precisa se abrir para o mundo invisível, que pode servir de guia para suas atividades. Seu elemental é o Gnomo.

Ar

Símbolo:

O ar é a energia vital relacionada ao Prana. É o domínio do mundo das idéias ue estão atrás das energias cósmicas, convertido em padrão de pensamento específico. Desempanham papel fundamental na realização da criação, no nível social mais amplo, pois propagam suas idéias e com isso afetam milhares de pessoas.
Possuem habilidade para trabalhar com qualquer tipo de pessoas por serem os mais sociáveis do zodíaco. Racionais buscadores da verdade, costumam mergulhar em seus projetos e ficam totalmente alheios ao mundo físico.
O ar é volátil, é transporte, é abstrato - capaz de criar sociedades, fazer uniões e ter relações - mas necessita mais do que tudo de espaço, sendo assim um dos signos menos compreendidos em matéria de sentimento.
Por ser frio, distante e impessoal nos relacionamentos, é dado a explicar e refletir sobre suas emoções. Pensa, analisa e cataloga tanto que perde os melhores momentos. Seu elemental é a Silfíde.

Água

Símbolo:

A água é a energia vital relacionada com a emoção. Percepção de fatores intangíveis, muito maior do que se acredita. Contato com os próprios sentimentos, sintonia com nuances e sutilezas que outros não percebem.
Não tem solidez ou forma própria, sentindo-se felizes pela interferência e modelação da sua fluidez pelas pessoas próximas. Precisam de confiança e apoio e tendem a sentir aversão por personalidades fortes e turbulentas. Parecem calmos, mas são absurdamente rancorosos e vingativos.
A sensibilidade e a vulnerabilidade da água são tamanhas que suas reações emocionais, se não controladas ou canalizadas adequadamente podem levá-los a loucura ou influencia fácil mas nunca devem ser confundidos com fracos, pois sua grande força consiste em derrubar diques. A água é submissa, mas controla tudo.
É instinto, fertilidade, mediunidade. Pode viver muito no passado que está sempre presente em seu pensamento e seu elemental é a Ondina.






Se conjugarmos os elementos, usando os quadros acima, com os três ritmos de expressão teremos os doze signos zodiacais.


Última edição por Lucrécia em Sab Dez 17, 2011 1:08 am, editado 2 vez(es)

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Re: Astrologia

Mensagem  Lucrécia em Sab Dez 17, 2011 12:16 am

Ritmos


Os ritmos de expressão descrevem o comportamento do indivíduo em relação ao mundo externo.
São eles: Cardinais, Fixos e Mutáveis.

  • Cardinais são os signos que modificam o mundo com seu comportamento, são eles Áries, Câncer, Libra e Capricórnio


  • Fixos são os signos que são modificados pelo mundo externo, são eles Touro, Leão, Escorpião e Aquário


  • Mutáveis são os signos que se adaptam ou adaptam a situação para si, são eles Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes


Para podermos explicar melhor, recorremos as estações do ano, lembrando que toda astrologia é baseada no hemisfério norte.

Todo dia 21 de março se inicia a primavera, que dura três meses (21/03 - 21/06). Nesses três meses, a estação passa por três estágios. No primeiro mês, ela irrompe forte, decidida e determinada. A esse ritmo impulsivo e ativo damos o nome de Cardinal.
No segundo mês, a estação se fixa, se firma, se sedimenta e se estabiliza.A esse ritmo mais lento e mais estável damos o nome de Fixo.
No terceiro mês a estação já começa a variar e a dar sinais de que a próxima está chegando. A esse ritmo de mudança damos o nome de mutável.

Sendo assim, se superpusermos a seqüencia dos elementos (Fogo, Terra, Ar e Água) com a seqüencia de ritmos da natureza ( Cardinal, Fixo e Mutável) temos os doze signos dessa forma:



Podemos definir melhor pelo gráfico astrológico





Sendo assim, definimos os ritmos da seguinte maneira

Ritmo Cardinal

Símbolo:

São os signos que no gráfico astrológico estão ligados aos pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste e que por isso possuem uma orientação, um objetivo. São centrados em si mesmo e partem desse centro para se manifestarem no mundo, para modificarem o mundo com suas ações. Os signos cardeais funcionam de maneira centrífuga, ou seja, de dentro para fora. Normalmente têm presenças marcantes e provocam a mudança das situações em que estiverem fazendo parte.

Áries / Fogo Cardinal - Ação para afirmar sua vontade
Carpicórnio / Terra Cardinal - Ação para concretizar
Libra / Ar Cardinal - Ação para afimar sua opinião
Câncer / Água Cardinal - Ação para afirmar sua emoção

Ritmo Fixo

Símbolo:

Os signos fixos são os que ficam imediatamente após os cardeais no gráfico astrológico. São persistentes e estáveis sendo muitas vezes rígidos e inflexíveis por não consiguirem se desapegar de velhos hábitos. Seus interesses costumam girar em torno do ganho, visando sempre o futuro.

Leão / Fogo Fixo - Manter ou criar sua identidade
Touro / Terra Fixa - Manter ou acumular bens
Aquário / Ar Fixo - Manter ou defender suas idéias
Escorpião / Água Fixa - Manter ou controlar suas emoções

Ritmo Mutável

Símbolo:

Os mutáveis são os signos que estão imediatamente antes dos signos cardinais ou após os signos fixos. São flexíveis e duais, capazes de alterar a realidade ou ser adaptados por ela para melhor se encaixarem numa determinada situação. Por estarem sempre mudando, um de seus maiores problemas é justamente a inconstância.

Sagitário / Fogo Mutável - Alteram ideais para se expressarem melhor
Virgem / Terra Mutável - Alteram o mundo concreto para aperfeiçoa-lo
Gêmeos / Ar Mutável - Alteram o que aprendem social e intelectualmente
Peixes / Água Mutável - Alteram emoções para melhor se adaptarem as situações

A partir dos quatro elementos formamos as triplicidades e a partir dos três ritmos as quadruplicidades, então temos esses gráficos:





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Re: Astrologia

Mensagem  Lucrécia em Qua Jan 11, 2012 4:38 pm

As Casas


Primeira Casa – Ascendente

A primeira casa do mapa astrológico de uma pessoa indica essencialmente o tipo de experiência através da qual ela descobrirá melhor quem ela é como indivíduo. Ela poderá fazer essa descoberta em três níveis básicos de consciência, que podemos chamar de instintivo, mental-cultural e espiritual-cósmico. Esses níveis podem ser alcançados num estado de consciência ativo, dinâmico ou reflexiva e passivamente.
A primeira casa e sua origem ou cúspide, o Ascendente, indica como esses níveis podem ser alcançados mais eficaz e significativamente, a fim de melhor liberar o conjunto de potencialidades de um indivíduo que caracteriza uma pessoa específica.
Toda experiência vivida de forma profunda e total pode suscitar no indivíduo uma vontade de renascimento, de transformação ou de transcendência, mas certos tipos de experiência constituem meios mais adequados, significativos e eficazes do que outros para esse fim. Devemos olhar para o Ascendente para descobrir esses meios.
Toda experiência pode ser a fonte de desenvolvimento vitais novos e transformadores, vale dizer, criativos. Toda experiência encontra-se revelada no Ascendente do momento em que ela acontece.
O Ascendente é, com efeito, o fator mais vago e difícil de conhecer num mapa astrológico, mas, precisamente por ser ele o mais fugidio e o mais individual, é também o ponto de manifestação do espírito universal - ou Deus.
A primeira Casa de uma mapa astrológico se relaciona à área de experiência dentro da qual o Destino pode falar em momentos definidos para promover a realização de atos específicos. O que é necessário à pessoa individual, que poderia ser um instrumento de focalização para o Divino, é prontidão total, total receptividade a toda e qualquer circunstância e demanda da existência. É a perfeita disponibilidade, mais disponibilidade orientada para esse aspecto da vida do mundo que, para esse indivíduo específico, tem o caráter de autenticidade.
Pode-se, em geral, descobrir qual signo zodiacal estava em ascensão por ocasião do nascimento de alguém estudando-se as características dessa pessoa, especialmente a estrutura de seu rosto e sua expressão facial. A cabeça simboliza o caráter essencial da individualidade da pessoa como um ser consciente. Tudo "aflora" ao rosto da pessoa, ao menos em circunstância normais, pois o rosto exterioriza a forma da individualidade. Tem-se dito que os olhos são as janelas da alma, mas a cabeça é o lar construído pela individualidade. Ela reflete o verbo criativo do princípio.
O signo zodiacal no Ascendente, normalmente, nos diz muito com relação ao Dharma do indivíduo - isto é, a potencialidade central que a pessoa deve conscientemente procurar realizar como um vaso ou uma lente através da qual o Divino possa agir. Se houver planetas na primeira Casa, eles indicam o tipo ou os tipos de funções mais úteis no processo de descobrimento de nosso ser autêntico.

Segunda Casa

Tradicionalmente, a segunda Casa está relacionada com as posses e, em nossa sociedade, com o dinheiro - símbolo da capacidade de adquirir tudo o de que se necessita ou que se deseja. O conceito de posse, porém, é muito complexo, tendo vários níveis de significado.
O que está realmente em questão no tipo de experiências individuais que se pode relacionar à segunda Casa de um mapa de nascimento é o problema da propriedade, o que se quer dizer quando um indivíduo usa a palavra "meu".
No momento em que uma criança toma consciência de que é uma entidade distinta das demais entidades que a cercam, compreende inevitavelmente que há certas coisas que pode chamar de "suas". Sua consciência logo se destaca o bastante dos vários órgãos e funções do corpo para ser capaz de falar acerca de "minhas" mãos, "minhas"cabeça ou barriga etc., especialmente quando alguma dor aí se localiza.
"Isto é meu; ninguém pode tê-lo" é o grande glamor de nossa moderna sociedade individualista e capitalista. O grande impulso do lucro, da riqueza e dos bens mais intangíveis relacionados ao prestígio, influência social, fama e até "amor". Quase todo mundo se apega a algum tipo de privilégio - o aspecto negativo da propriedade. Ele é negativo porque se baseia no passado, e em geral na insegurança, no medo e no orgulho. O aspecto positivo da propriedade, por outro lado, é a capacidade de levar as energias da Natureza e os valores do passado a um novo nível de eficiência e produtividade - eficiência e produtividade não em termos de indivíduos, grupos ou classes sociais privilegiados e especiais, mas em termos de humanidade toda.
A segunda Casa mostra a atitude para com o dinheiro, a propriedade e a riqueza pessoal, a necessidade de segurança pessoal, a necessidade de segurança material, a atividade de negócios, os valores pessoais, a capacidade de obter lucro, de ganhar. Indica o crédito pessoal ou a falta de crédito, o desejo de status material, os recursos necessários para a auto-expressão, os gastos financeiros e outros valores que não o dinheiro. Indica a satisfação ou insatisfação do indivíduo em relação aos bens. Nela pode se localizar os problemas psicológicos da fase oral, sendo muitas vezes somatizados na garganta.

Terceira Casa

Indica o primeiro ambiente do recém-nascido e a relação da criança em desenvolvimento com esse ambiente. Tudo nele afeta a criança e é no contato com ele que ela começa a descobrir a extensão de de suas faculdades e a diferenciar o que ela é, como organismo vivo dotado de um tipo especial de consciência, do mundo externo. Esse mundo contém objetos e talvez animais e coisas em desenvolvimento, assim como os membros de sua família.
A terceira Casa refere-se, portanto, não só à natureza do ambiente e às pessoas que atuam nele - parentes próximos etc. - mas ao desenvolvimento da inteligência e, por fim, do intelecto analítico e da ciência empírica. O que diferencia essa Casa de sua oposta, a nona, é que a terceira se relaciona com experiências que envolvam contato pessoal direto com o ambiente próximo do indivíduo, ao passo que na nona Casa lida com experiências que só podem ocorrer em termos de cooperação entre seres humanos. As experiências da nona Casa implicam linguagem, uma base cultural, a faculdade humana de ligação ao tempo. Essas experiências postulam uma transferência de conhecimento de geração para geração. Elas se baseiam num tipo complexo e socialmente estabilizado de entendimento. Na terceira Casa, o "entendimento" é ainda muito rudimentar; ele é caracteristicamente empírico; reúne observações pessoais, classifica-se e ajusta-se num conjunto prático de regras. No entanto, essas regras são simples e não constituem leis universais. O tipo mental característicos da terceira Casa generaliza o mínimo possível. Ele se baseia no comportamento, na pragmática, na técnica. Quer simplesmente conhecer o processo de fazer as coisas por razões práticas. Ele pode ser muito curioso e inventivo, mas também sutil e habilidoso para desenvolver experimentos - haja vista os experimentos incrivelmente complexos ideados por cientistas de laboratório, sejam físicos ou psicológicos. Mas não é filosófico e menos ainda metafísico ou religioso. É a mente do especialista e não do "generalista".
O conhecimento no nível da nona Casa tende a ser teórico e muito geral, mas as experiências da terceira Casa têm um caráter de urgência. A sobrevivência pode estar em jogo. A busca de conhecimento no campo de experiência da terceira Casa é, ou deveria ser, condicionada pela necessidade de conhecer em termos práticos como tudo funciona, para que o indivíduo possa mais eficazmente demonstrar o que ele essencialmente é. Mas quando a pessoa é impelida nessa busca de conhecimento por metas e pressões socialmente determinadas, o conhecimento que ela adquire deixa de ter uma real significação para ela própria como indivíduo. Seu intelecto pode tornar-se inchado, cheio de dados sem sentido que ela não pode assimilar. Se ela não voltar atrás ou "sair"do ambiente que substitui sua verdadeira identidade individual por um ideal falso, então alguma tragédia pode ser inevitável.

Quarta Casa

A quarta Casa não só representa em seu sentido mais superficial como o solo produtivo, a base para o lar, e a terra onde cavar sepulturas - o "fim"de todas as coisas - mas também assume o significado, sobretudo, do centro do globo. Na quarta Casa a pessoa pode e deve atingir a experiência do centro - o centro de sua própria personalidade total, bem como o centro da humanidade global, de uma fraternidade humana firmemente estabelecida e concretamente real. Sem essa experiência de centro, um indivíduo nunca pode demonstrar plenamente sua estatura humana. Ele permanece uma criatura da camada achatada produtiva do solo, que constitui a superfície da Terra, quer ele erre sobre ela como animal superior ou se estabeleça num rigoroso enraizamento vegetal em dado ponto que considere "seu lar" ou "sua pátria".
A quarta Casa, portanto, pode-se dizer que tem dois sentidos básicos, de acordo com o nível em que opere a consciência do homem. Num sentido básico e biológico-psíquico, ela se relaciona ao solo em que o "homem-planta" (termo usado em antigas tradições esotéricas) se enraiza. A cúspide da quarta Casa é o ponto mais profundo de sustentação e do mais seguro fundamento para a edificação de qualquer coisa que se eleve acima do solo. Relaciona-se pois, à tradição ancestral e às grandes imagens e símbolos sobre os quais se constrói uma cultura - os "símbolos primordiais" de Spengler e os "arquétipos do incosciente coletivo" de Jung - na verdade, a tudo o que uma pessoa considere líquido e certo como verdades evidentes, incluindo-se os postulados da ciência e suas constantes.
Podemos levar um pouco mais longe o simbolismo da raiz capaz de alcançar o centro da Terra. A linha vertical do mapa de nascimento (zênite-nadir) aponta para o céu tal qual ele é visto pelos antípodas. Se todas as pessoas estivessem de pé sobre a superfície da Terra, as linhas prolongadas de suas espinhas dorsais se encontrariam no centro do globo e, prosseguindo, alcançariam os antípodas. Olhando exatamente acima para o céu, todo homem pode contatar uma estrela diferente. As cabeças das pessoas estão dirigidas para diferrentes pontos do céu; seus pés estão orientados para o centro, onde todas as coisas terrenas são unas. A unidade situa-se no centro da Terra, não no céu. A comum humanidade do homem é experimentada nas profundezas; são as funções da cabeça que diferenciam e dividem.
Quando um ser humano atinge o seu próprio centro, descobre também que está unido a todos os outros seres humanos, pois todas as coisas convergem para o centro. Na tradição maçônica, isto está simbolicamente relacionado com uma meditação sobre o Sol da Meia-Noite, pois à meia-noite o Sol está na cúspide da quarta Casa, iluminando os antípodas.
O caráter astrológico da quarta Casa e os planetas que se pode localizar nesse setor do mapa devem ajudar a descobrir o melhor meio de atingir um estado de integração e de adquirir uma base sólida e efetiva para a personalidade.
A quarta Casa se relaciona à função psíquica básica que Carl Jung chamou de sentimento. A primeira Casa se relaciona à intuição de Jung, que realmente significa uma sensibilidade definida.

Quinta Casa

A criatividade se relaciona com a quinta Casa porque criar, no sentido humano, é imprimir em nossa comunidade algumas características de nossa personalidade. É fazer nossa própria marca na sociedade ou na humanidade em geral. Obviamente, pode-se fazer isso de muitas maneiras. Ter um filho e criá-lo para se tornar alguém de importância sócio-cultural é um processo biológico. Produzir uma obra de arte ou literatura, fundar uma instituição cultural, imaginar e desenvolver uma grande invenção que afete o estilo de vida das pessoas, levar a própria pátria a uma admirável realização - todas essas atividades exteriorizam e põem em uso o poder do criador, do inventor ou do líder.
Na quinta Casa, teoricamente, a pessoa atua o mais estritamente possível como indivíduo. Ela não está interessada nos resultados sociais coletivos ou, se está, é apenas na medida em que esses resultados lhe trarão fama, prestígio e satisfação do ego. Na quinta Casa, uma pessoa busca aperfeiçoar sua própria natureza. Ela está mais preocupada em ser "original" do que em originar. Seja ou não reconhecida conscientemente a questão: "Que poderei lucrar com isso? Como esse ato poderá fazer-me sentir melhor, mais satisfeito, mais feliz, maior?" está sempre por detrás de seus atos. Isto se aplica tanto as nações quanto a pessoas individuais, como bem exemplifica o enfoque americano dos assuntos internacionais.
Se a quinta Casa é tradicionalmente considerada como a parte do mapa astrológico ligada às questões amorosas, ao passo que a sétima liga-se ao casamento, é porque, ao menos na sociedade do passado, um caso amoroso era tido como uma simples liberação de tensões emocionais-sexuais e/ou de frustações e infelicidade pessoal, ou freqüentemente um simples brinquedo ou passatempo, ou então um contato determinado pela ambição pessoal. Por outro lado, um matrimônio ou uma sólida sociedade comercial implicava a união permanente de pessoas que concebiam essa associação como um meio de produzir resultados biológicos, sociais ou culturais - resultados que se consideravam funcionais em termos da comunidade como um todo. O casamento, até bem recentemente, não aplicava a livre busca de união de duas pessoas independentes que nele procuravam uma maior realização pessoal no amor, pois essa união era, na maioria das vezes, arranjada de acordo com a classe e posição financeira dos interessados, com o fim de preservar - através da procriação de filhos convenientemente educados para desempenhar esse papel - a raça e os valores de uma determinada cultura e religião, fato que hoje costuma ser mal compreendido ou convenientemente esquecido.
A quinta Casa é a área das experiências que representam essencialmente o resultado de emoções, e devemos ser cuidadosos para distinguir emoções de sentimentos. Os sentimentos são experimentados na quarta Casa porque constituem as reações espontâneas de todo um organismo a uma situação de vida, seja em nível puramente biológico e instintivo, ou em nível psicológico e individualizado. Pode ser uma situação interna - como quando uma pessoa sente dor em alguma parte do corpo porque teve um orgão ferido - ou uma situação externa provocada pelo encontro com outra pessoa. O sentimento é um processo holista que envolve um estado orgânico de consciência, ou pelo menos de semi-consciência. Esse estado procura exteriorização, e o processo de exteriorização é tanto uma emoção - um "movimento para fora" - no nível psicológico, quanto, no nível físico, algum tipo de reação muscular ou química.
Também faz parte da tradição falar da quinta Casa como estando relacionada à procriação e à educação, ao menos em seu primeiro estágio. A razão disso é que a maioria dos pais tende a considerar os filhos como projeções e extensões de sua própria personalidade; costumam esperar que os filhos sejam o que eles próprios não conseguiram ser. Podem procurar dar-lhes oportunidades que eles próprios nào tiveram na juventude, ou projetar sobre os filhos seus próprios anseios e ambições, talvez para gozar indiretamente suas realizações e mesmo seus amores. Os pais também podem achar que é de seu dever transmitir aos filhos, mais ou menos a força, a cultura e os costumes que eles próprios receberam de seus pais.



Sexta Casa

Surge uma época na vida de toda pessoa em que ela é forçada a compreender que o que faz, sente ou pensa não corresponde ao ideal de comportamento, de realização pessoal e de sucesso que ela impôs. Até o indivíduo mais satisfeito consigo mesmo tem consciência de alguma deficiência: sua satisfação é, com muita freqüencia, uma tela por trás da qual ele oculta uma reconhecida sensação de inferioridade, incerteza ou de medo de fracasso. Se houvesse realmente alguém satisfeito consigo mesmo, a vida algum dia se incubiria de lhe provar que seu corpo ou sua mente, suas emoções ou seus nervos não foram capazes de acudir a uma emergência ou a um desafio. Enfermidade, dor, dúvidas íntimas e conflitos são provas características de derrota ou inadequação, ao menos relativas.
Mas quem pode ser inteiramente bem-sucedido na exteriorização e na concretização das potencialidades inerentes à sua personalidade ? Uma vez que a obra criativa é completa, o compositor, escritor ou artista costuma ter uma dolorosa consciência de que poderia ter produzido uma obra melhor. O enamoado chega ao ponto em que a maré do amor se escoa ou termina bruscamente, podendo então surgir uma sensação pungente: "Por que não consegui manter essa relação amorosa radiante, satisfatória ? Que fiz para pertubar ou para matar o sentimento de comunhão?" E o pai ou educador que se defronta com a rebeldia e talvez com a zombaria ou mesmo inimizade da criança que pretendia educar, não pode ajudar, mas apenas se perguntar o que fez de errado, ou se o ideal que projetou sobre a criança tinha realmente algum valor. Portanto, uma experiência de fracasso surge à medida que os esforços de auto-expressão e de criação encontram reveses e a mente e a alma se sentem vazias e derrotadas pela vida - na verdade, ao menos em certo grau, autoderrotadas.
O verdadeiro valor interior de uma pessoa costuma revelar-se quando ela tem de fazer a experiências de inadequação, carência, frustação ou derrota. Quando ela está à altura das necessidades comuns do dia-a-dia e é capaz de satisfazer com justo equilíbrio ao que a vida e a sociedade - ou sua família - dele requerem, só vemos em ação suas capacidades. Quando estas falham ou não estão à altura da tarefa, quando o seu corpo cai doente ou sua mente perde a estabilidade normal, então vemos a própria pessoa.
Pelo fato de a sexta Casa representar fundamentalmente tudo quanto diz respeito a crises pessoais e ao modo de enfrentá-las, ela revela, mais que qualquer outro fator em todo o campo da astrologia, como um indivíduo pode crescer e se transformar. Ela indica, por seu conteúdo, o tipo ou tipos básicos de desafios que se pode esperar sempre que se apresentarem oportunidades para o crescimento. Essas oportunidades podem ser apresentadas pela própria vida ou pela presença do mestre e guia espiritual, cuja tarefa é tornar as oportunidades mais definidas e, desse modo, a crise mais focalizada e aguda.
Nos compêndios tradicionais da astrologia, diz-se que a sexta Casa se relaciona a emprego - ou a servos que empregamos ou a nosso empregador - a todo trabalho, a todas as formas de treinamento, a assuntos relativos à saúde e à higiene - e, em casos específicos ao serviço militar. Como sempre, esses significados tradicionais são, por si mesmos, superficiais, limitadores e deixam de revelar o significado básico dessa importantíssima Casa.
Seu siginificado básico é o de crescimento pessoal. Crescimento significa transformação ou mudança de condição. Essa mudança requer um novo passo à frente, ou, se o movimento for negativo para trás. Em todo novo passo que uma pessoa dá, há um momento durante o qual ela se desequilibra, tendo deixado um estado de equilíbrio (ou estailidade) anterior e ainda não tendo atingido o estado subseqüente. Esse estado de falta de equilíbrio indica uma crise. Todas as crises são transições entre dois estados ou condições de existência ou de consciência. A maioria das transições é difícel ou penosa; dificilmente alguma pessoa as atravessará deliberada e conscientemente, salvo se a fizerem desejar o risco por efeito de uma aguda e pungente compreensão de que lhe falta algum talento; que ela, ao menos em parte, fracassou ou foi bloqueada.
Mas não se deve esquecer que, para o indivíduo, responder ou reagir a uma necessidade social ou nacional é a via normal do crescimento; essa via normal não requer inevitavelmente que ele passe por crises agudas ou por enfermidades. O que é preciso é que ele contribua para a produtividade e para o desenvolvimento de sua comunidade, e essa contribuição normalmente assume a forma de emprego ou de prestação de serviço. Tal contribuição pode incluir uma multidão de pequenas crises ou de esforços determinados para ajustar-se às condições sociais - ainda que seja apeas para viajar diariamente em trens apinhados, ou o esforço para vencer a fadiga todas as manhãs, quando o despertador - o moderno aguilhão dos escravos ! - nos sacode de nossa letargia.
Se o relacionamento de um indivíduo com a comunidade for negativo, emprego significa escravidão pura ou mitigada; se nossa sociedade se esfacelar por uma guerra ou revolução, o campo das experiências da sexta Casa significará algum tipo de serviço militar compulsório. As crises se tornam mais agudas então, ainda que sejam menores e repetidas. Entretanto essas crises ainda podem siginficar crescimento para o indivíduo - o escravo pode dar demonstrações de crescimento espiritual muito mais acentuado do que seu implacável senhor! O que importa é a atitude assumida e o grau em que o espírito, o ser interior, foi estimulado e tem sido capaz de induzir transformações na personalidade total. Isto deve incluir, ao menos em certo grau, a transformação das respostas do corpo, dos desejos e dos impulsos instintivos.
A mensagem da sexta Casa é: Transformai-vos! Ninguém com uma sexta Casa natal enfática deve procurar escapar ou recusar-se a atender a essa convocação para a transformação.

Sétima Casa

A medida que alcançamos a sétima Casa, lidamos com experiências resultantes de um tipo de atividade que já não se baseia principalmente no ser individual mas, em vez disso, nas formas confirmadas de relacionamentos com outros seres, formas de relacionamento que implicam um sentido fundamental de cooperação e de comunhão com outras pessoas.
O princípio de relacionalidade Descendente, e o princípio de identidade, Ascendente, constituem duas polaridades independentes. O que a pessoa é como ser individual ficará demonstrado no modo pelo qual ela se relaciona com os outros e com o mundo em geral; da mesma forma, os resultados dos relacionamentos proporcionam um feedback que influi sobre o que os psicólogos hoje chamam de "auto-imagem".
A sétima Casa é potencialmente a mais dinâmica de todas. É nesse campo da experiência humana que a pessoa pode ser mais fundamentalmente transformada. É também aqui que a pessoa experimenta a sua maior liberdade - a não ser que certos planetas estejam muito próximos do Descendente, planetas que simbolizam pressões do destino que compelem e que, só eles, podem edificar, através da magia do relacionamento, o tipo de bases necessárias à realização de um poderoso propósito inerente à vida do indivíduo. Em tal caso, o indivíduo pode ver-se impulsionado por esse propósito e entrar num certo tipo de relacionamento, ou num relacionamento com certo tipo de pessoa, o que pode proporcionar experiências que talvez sirvam muito bem para dinamizar o propósito do destino, mesmo que seja através de tensão e de esforço, ou mesmo de alguma estratégia.
O casamento, e também outros tipos de parcerias pode representar um campo de tensões não resolvíveis. As experiências derivadas dessas tensões também podem servir ao propósito do crescimento pessoal e levar à realização do destino do indivíduo. O planeta próximo ao Descendente é normalmente um forte indício da melhor maneira de fazer face a essas experiências. Elas serão enfrentadas em diferentes níveis, de acordo com a fase de crescimento do indivíduo e, poder-se-ia acrescentar, de acordo com a fase de evolução da "alma" que essa vida específica corporifica.

Oitava Casa

A oitava casa a começar do Ascendente, deve também ser interpretada como a segunda Casa, a começar do Descendente. Cada uma das seis Casas acima do horizonte pode, portanto, ser tida como dotada de dois significados fundamentais: um relativo ao Ascendente - princípio de identidade - e o outro ao Descendente - princípio de relacionalidade. O indivíduo se desdobra e realiza seus poderes através das seis primeiras Casas, e os relacionamentos encontrados nessas seis áreas da existência são experimentados e avaliados principalmente em termos do ser individual.
Quando o astrólogo tradicional fala da oitava Casa como sendo a Casa da morte e da regeneração, sua interpretação baseia-se principalmente na correspondência que com tanta freqüência - e ao meu ver indevidamente - se acentua entre os signos do zodíaco e as Casas, isto é, a primeira Casa corresponde a Áries, a segunda a Touro, e a oitava a Escorpião. Há alguma validade em estabelecer tais correspondências, mas em geral elas são apenas desconcertantes. Os signos do zodíaco e as Casas representam dois conjuntos de valores fundamentalmente diferentes. Eles se relacionam com diferentes fatores, ainda que os dois conjuntos de valores se relacionem de vários modos - particularmente do ponto de visto numerológico. No caso da oitava Casa, não se ganha nada com o estabelecimento dessa correspondência porque Escorpião é um dos signos menos compreendidos do zodíaco e o mais desinteligentemente difamado.
Toda a sociedade está baseada em rituais. As organizações religiosas têm seus rituais. A finalidade de todos esses rituais e de todos os festivais coletivos, incluindo concertos, óperas e jogos de futebol, é fortalecer os laços da psique coletiva entre os membros de uma determinada sociedade ou grupo. Em outras palavras, o ritual tem por finalidade gerar o fator especial a mais, que se produz quando o grupo é psíquica e emocionalmente integrado. Há uma integração física ou eletromagnética que ocorre quando os corpos humanos se tocam e se movimentam juntos de acordo com ritmos partilhados.
Pode-se dizer que a mídia usa de rituais, de induções coletivas para um determinado fim, com o objetivo de direcionar a coletividade para um propósito único. A constante sequências de informações com um único propósito, leva a psique coletiva a tomar determinadas atitudes, como uma espécie de magia coletiva, cumprindo assim uma meta pré-estabelecida.
Podemos ainda dizer que o ato sexual é uma espécie de ritual, com o objetivo da fusão de dois corpos em um, levando o relacionamento a sublimação e a uma interação psíquica.

Nona Casa

As experiências relacionadas com a nona Casa são essencialmente as que um indivíduo tem durante sua busca de sentido para as coisas. Essa Casa, sendo "cadente", também se refere especificamente a assuntos que permitem aos parceiros e a todo tipo de atividade grupal operar eficazmente e expandir-se dentro do arcabouço de uma certa sociedade e cultura. Isso requer um conhecimento das condições globais, dos procedimentos e das leis que estruturam o estilo de vida de uma determinada sociedade e as possibilidades desse estilo de vida no que toca ao sucesso e à expansão. A nona Casa é, tradicionalmente, a Casa da filosofia e da religião, mas também se relaciona com todos os assuntos jurídicos. Diz respeito em geral, a tudo quanto expande o campo de atividade de uma pessoa ou o escopo de sua mente: viagens longas, contato íntimo com outras culturas e com estrangeiros em geral, e aqueles "grandes sonhos" que revelam à consciência aberta que se defronta com os desafios da vida o significado dos acontecimentos do passado, do presente e dos que se pode esperar para o futuro, bem como as tendências do destino individual e coletivo. Experiências com videntes, profetas, ledoras de sorte, estatísticos futurólogos, visionários etc. també, se relaciona com a nona Casa.
A nona Casa se opõe à terceira e a complementa. Enquanto a terceira Casa se refere à necessidade de um indivíduo de se haver com seu ambiente pessoal e íntimo e, desse modo, conhecê-lo e compreendê-lo, a nona Casa é uma área em que ele procura descobrir o significado de campos mais amplos da existência social que ele talvez não experimente diretamente mas que sua mente pode explorar pelo uso de analogia, generalização e abstração. Essas duas Casas simbolizam as duas polaridades da mente humana, o concreto e o abstrato. Toda mente plenamente desenvolvida opera em termos de uma combinação de ambos os tipos de pensamento, mas quase todo mundo tende a preferir um deles.
Um pensador aparentemente grande pode ser na verdade um médium ou um canal pelo o qual opera a mente coletiva ou a mente de um parceiro cuja influência pode ou não ser conscientemente reconhecida.
Em assuntos relativos à mente de um indivíduo, devemos sempre estabelecer uma diferença entre "conhecimento" e "compreensão". O ato de conhecer pertence à terceira Casa, porque implica apenas o contato direto de uma pessoa com algo em seu ambiente.
A complexa natureza do processo da compreensão e da busca de siginificado leva, na maioria dos casos, ao uso de símbolos. A nona Casa é a Casa dos símbolos. Todas as palavras são símbolos. A maioria dos gestos são símbolos representados conscientemente ou inconscientemente. A dança nupcial de alguns pássaros é um símbolo, bem como os atos humanos e as atitudes do corpo durante o namoro. Todas as artes são simbólicas, mesmo que o artista se recuse a admitir isso em sua preocupação com o que chama de "objetividade" ou de elementos aleatórios.
Um mapa astrológico também é um símbolo. Ele simboliza a relação complexa existente entre o recém-nascido e o universo. Da mesma forma todos os conceitos religiosos e visões místicas simbolizam esse tipo de relação entre indivíduo e universo. Fala de uma "experiência de Deus" - uma experiência típica da nona Casa - é um modo canhestro de simbolizar numa palavra, Deus, a "sensação" da chamada experiência "unitiva", em que todo o universo se reduz a uma unidade sobre a qual a pessoa projeta a resposta a todas as suas necessidades concebíveis.
O universo todo, como o percebemos, é um símbolo de nosso estágio humano e individual de evolução. Eis a razão por o filósofo hindu o chama de Maya, palavra geralmente traduzida - de maneira pouco adequada - como "ilusão". Símbolos não são ilusões ! Eles constituem projeções daquilo que somos genérica, coletiva e individualmente.
Aquilo que chamamos de lei também é uma expressão simbólica. As leis de uma sociedade revelam o caráter básico da inter-relação de seus membros.

Décima Casa
Na Décima Casa, o indivíduo se defronta com experiências que resultam do fato de ter sido bem-sucedido, ou de ter malogrado na obtenção de uma posição social - isto é, um lugar no complexo ritual das atividades sociais, públicas ou profissionais. Ele está integrado ou deixa de estar integrado na totalidade maior em que aprendeu, ou deixou de aprender, a participar cooperativamente. Ele tem um lugar, uma função definida, um status público em sua comunidade. Devido a esse status, ele possui algum grau de poder social, o que em nossa sociedade implica principalmente dinheiro, mas em outras pode significar outros fatores também relacionados a poder e a prestígio social ou comunitário. Em seu sentido mais amplo, o termo cargo implica uma função ou um papel que um indivíduo desempenha juntamente com outros. Ele é um "oficiante" num vasto ritual coletivo. É esse "cargo" que define seu lugar na comunidade, assim como o que ele conseguiu realizar como indivíduo.
A décima Casa é a da realização. Uma série de desenvolvimentos gradativos, em que as relações da sétima Casa são particularmente importantes, vêm à tona. Esses desenvolvimentos eram potencialidades dentro do impulso original, ou logos - "palavra, verbo" -, que o Ascndente simboliza. O potencial da primeira Casa, em teoria, se efetiva plenamente na décima Casa se tudo ocorreu bem durante o processo de efetivação, que está cheio de ardis, obstáculos e possibilidades de perda de rumo.
A cúspide da décima Casa - o Meio-do-céu - é um dos quatro ângulos do mapa astrológico. O Meio-do-céu do mapa astrológico comum não é o zênite; este é um ponto no céu situado diretamente acima da cabeça de uma pessoa de pé sobre a superfície de nosso globo. O Meio-do-céu é, antes. o ponto em que o meridiano - im grande círculo que passa pelo verdadeiro zênite e pelo nadir - corta a eclípitica, isto é, o plano do movimento anual aparente do Sol pelo Céu, de um equinócio da primavera até o seguinte. O Meio-do-céu é, portanto, um fator "solar". Diz respeito a processos vitalistas. Ele representa a consumação de funções orgânicas e comunais. Tem sua importância acentuada em grau máximo em sociedade que operam em termos de valores biológicos e segundo ritmos estritamentes naturais, como é o caso típico das sociedades agrícolas.
Quando uma pessoa fica de pé, sua coluna espinhal torna-se um segmento de reta que, passando por ela, liga o centro da Terra e uma dada estrela situada exatamente acima de sua cabeça. Essa estrela é potencialmente um grande símbolo; ela representa a identidade espiritual da pessoa, seu "lugar" na vasta galaxia.
Hoje em dia não se pode, astronomicamente, identificar essa estrela, e talvez até convenha ser assim, em vista do atual estágio da evolução humana. Além disso, se fôssemos capazes de determinar essa estrela, não saberíamos qual significado simbólico ou qual caráter atribuir-lhe. No entanto, potencialmente a estrela existe. Se considerarmos a galáxia como sendo o "Utero das Almas", como faziam os antigos, sempre haverá nessa vasta matriz cósmica uma estrela que representa a nossa "alma" não realizada e corporificada. Seu "raio" passa por nós quando nos situamos nas alturas de nossa mais íntima identidade. Ela é o símbolo do nosso encargo cósmico e da Maestria que cada indivíduo pode vir a compreender e permitir que encarne em sua pessoa como um todo, transformada.

Décima Primeira Casa

Na décima primeira Casa, o poder da sociedade, da coletividade ou do grupo é liberado através do indivíduo. Mais precisamente, esse poder é liberado através das atividades que o indivíduo desempenha dentro da unidade social - nação, classe, igreja, clube, categoria profissional - a que pertence.
A experiência que ele adquiriu na décima Casa lhe possibilita estabelecer novos objetivos sociais ou novas metas profissionais para si mesmo, ou relaxar na companhia de seus companheiros de trabalho e dos amigos. Se essa experiência da décima Casa for vital e ele a enfrentar com real poder e verdadeira receptividade às necessidades da situação com que se defronta, ele desenvolverá uma nova perspectiva, novos ideais e planos concretos de aprimoramento social ou profissional. Se sua participação na vida da sociedade tiver sido superficial, passiva ou puramente baseada no gozo de privilégios, ele provavelmente procurará um ou outro tipo de escape social, desde reuniões para chá até os desvarios dos clubes noturnos, em companhia de amigos a ele mentalmente sintonizados.
O tipo de experiência relativas à décima primeira Casa diz respeito especificamente à exteriorização dos ideais de um indivíduo em relação a pessoas que comungam desses mesmos ideais. Essas pessoas se tornam suas companheiras; são "amigos" operando dentro de um quadro sócio-profissional, ou lutando contra ele. Em sentido restrito, é isso o que os amigos são, pois a amizade - ao menos no sentido desta décima primeira Casa - não se baseia tanto em ligações puramente pessoais - tipos de relacionamento da quinta e sétima Casas.

Décima Segunda Casa

A décima segunda Casa encerra o ciclo de experiência humana. É o último estágio de um processo que pode se repetir durante toda a vida de um indivíduo, ou terminar com o que chamamos de morte. Nessa Casa, o indivíduo ou consolida seus sucessos transformando-os na semente de um novo ciclo de crescimento, ou enfrenta o resultado acumulado de seus fracassos. Na verdade, praticamente não há indivíduo algum que não tenha obtido algum tipo de sucesso e experimentado derrotas pessoais ou sociais. Na última Casa do ciclo, a pessoa se vê inevitavelmente confrontada por seus sucessos e malogros. Suas lembranças do passado, conscientes ou inconscientes, se acumulam no limiar de um novo ciclo. Elas são Anjos de Luz que acenam para o além, ou obscuros Guardiães do Limiar, cujos traços são configurados por suas frustações, suas negações da vida, seus temores, seus pecados de omissão e de ação. O indivíduo precisa enfrentar essa entidade composta que ele mesmo criou. Ele precisa passar por ela, custe o que custar - para ter direito de ingressar num novo ciclo.
Na décima segunda Casa, enfrentamos os resultados de nosso conformismo passivo ou de nossa rebelião espiritual. Enfrentamos o carma da sociedade de uma maneira subconsciente e cega, ou enfrentamos nosso carma como indivíduos que combateram a sociedade, movidos por nossos próprios interesses egoístas ou guiados pela esperança de criar um mundo melhor. Ou vamos dormir espiritualmente, acatando as tradições e os precedentes comodamente, ou arcamos com o ônus e com as conseqüências de nossos ideais e de nossos esforços por incorporar nossa visão entre os seres humanos. Em muitas vidas, essas duas possibilidades se encontram simultaneamente em proporções variáveis.
Na décima segunda Casa contém a semente desse renascimento. Isso é revelado simbolicamente no próprio fato de que o horizonte - qu é uma linha de demarcação entre a décima segunda Casa e a primeira - é recurvo. Por leve que seja essa curvatura, ela tem um significado, pois inclina a cúspide da primeira Casa para baixo, do ponto de vista da décima segunda Casa. Poderíamos simbolicamente dizer que todo o peso do céu faz pressão sobre o horizonte. O céu imprime sobre o solo a configuração germinal do novo destino, e a semente do futuro ciclo é liberada do passado. De acordo com a tradição antiga da filosofia indiana, o derradeiro pensamento que a pessoa tem por ocasião da morte determina o modelo de sua futura encarnação.
Ouve-se muito dizer que a décima segunda Casa é a Casa do carma e da servidão. Mas é também, potencialmente, o campo da realização e do símbolo da conclusão perfeita, que é o prelúdio de um futuro mais glorioso. O que a décima segunda Casa natal indica é como alguém pode alcançar a perfeita realização de si mesmo, se é que se pode alcançá-la. Ela não diz se vai ou não alcançá-la. Não revela se o interessado deixará muitos produtos residuais e muitas coisas por concluir no encerramento do ciclo de sua vida ou de alguns ciclos menores. Não revela se ele será capaz de se desvencilhar de seus fantasmas - despedindo-os com uma benção e de renovar corajosamente sua mente e sua vida. Mas diz algo com relação à natureza e à insistência dos fantasmas com os quais terá de lidar, e dá um quadro geral do subconsciente - o reino dos fantasmas e dos restos dos problemas não resolvidos ou das experiências não efetivadas. Sugere o melhor meio de lidar com nossos fantasmas e com os produtos desinegrados do subconsciente.

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Re: Astrologia

Mensagem  Lucrécia em Qua Jan 11, 2012 4:39 pm

OS SIGNOS


Áries - O Carneiro

Áries é o tipo puro do primeiro raio, é o signo zodiacal pelo o qual o Primeiro Raio da Vontade ou Poder, chega a nossa idéia planetária. Áries é uma das Constelações da Cruz Cardinal dos Céus. É a cruz de Deus, o Pai e, portanto, da mônada encarnada. É a expressão da Vontade o Poder, quando se expressa por meio do grande processo criador. Áries inicia o ciclo de manifestação. Todas as almas como entidades individuais, vem pela primeira vez na encarnação humana no signo de Câncer emergindo como entidades mentais no signo de Áries, como entidades emotivas no signo de Touro e como entidades vitais no signo de Gêmeos, tomando então forma física no signo de Câncer. Este é um ciclo evolutivo subjetivo. Assim vem na existência no oceano do plano físico, o mundo da matéria. Sem embargo, o primeiro impulso se inicia em Áries, porque Áries é o lugar onde adquire forma a idéia original de entrar em atividade, lugar onde nascem as idéias; na realidade a verdadeira idéia consiste no impulso espiritual que toma forma - subjetiva e objetiva. Alí se origina a resposta da alma ao aspecto ou qualidade mais elevada da divindade, porque alí aparece a vontade de encarar. O primeiro aspecto do raio da Mônada, respondendo ao primeiro aspecto divino, evoca resposta do primeiro aspecto do raio da alma, é o primeiro passo em direção a encarnação é dado sobre esse plano do sistema, o plano mental. Áries desperta a vontade de chegar ao mais inferior e alí controlar, conhecer totalmente e enfrentar todas as experiências.
As chaves do signo de Áries são quatro :
1. Expressa a vontade de ser e fazer
2. Desenvolve o poder de manifestar.
3. Entra a lutar pelo Senhor.
4. Chega a unidade por meio do esforço.
Criação - Ser - Atvidade - Luta - Síntese, compõe, a natureza do Senhor da primeira constelação, capacitando-o para exercer influência sobre nosso planeta e lograr esses resultados.
Assim começa o grande ciclo de luta em direção a expressão, e as palavras fundamentais da Doutrina Secreta - com as quais estão familiarizados - expressão a meta e o propósito d primeiro signo da Cruz Cardinal:
"A matéria é o veículo para a manifestação da alma neste plano de existência; a alma é o veículo para a manifestação do espírito em um plano mais elevado; os três são uma trindade sintetizada pela a vida que os compenetra a todos."

Pisces- Os Peixes

Peixes também é um signo dual. Em Áries temos a dualidade vinculada a união do espírito e a matéria, durante a grande atividade criadora da manifestação, ao começar o ciclo evolutivo enquanto que em Peixes temos, no que o homem concerne, a fusão ou combinação da alma e a forma, produzindo a manifestação do Cristo Encarnado, a Alma individual perfeita, a manifestação completa do macrocosmos. Assim os dois polos opostos maior e menor - o ser humano e Deus, o micro e o Macrocosmos - são levados a sua manifestação e expressão designadas. Basta que o homem não se acerque da meta, estas palavras significam muito pouco, ainda que um estudo dual do signo de Peixes pode revelar muitas coisas que serão significativas e sugestivas. A meta da Divindade, é o surgimento do Plano de Deus e a natureza de Seu eterno propósito, constituindo para nós um tópico de interessantes conjecturas. Existe a possibilidade de que este plano e propósito sejam muitos diferentes do que supomos, o qual está formulado em nossa formulação de um Divindade que é o produto de nossos processos mentais, do fervoroso idealismo (dois dos três aspectos da personalidade) e do intento de interpretar Seus ínfimos propósitos em términos de nossa condição finita. Tenhamos isso sempre presente.. O mecanismo da divina percepção ainda não foi desenvolvido na família humana e somente é utilizado em certa medida pelo iniciado de terceiro grau. A dualidade de Peixes deve ser estudada em relação a suas três notas chaves :
1. Escravidão ou cativeiro
2. Renúncia ou desapego
3. Sacrifício ou morte
Durante o primeiro ciclo de experiência a alma está presa na substância; foi descida há prisão da matéria e se vinculado com a forma. Daí o símbolo de Peixes formado por dois peixes unidos por um cordão. Um peixe representa a alma, e o outro a personalidade ou natureza forma, e falando-se entre eles o fio ou sutratma, o cordão prateado, que os mantém ligados entre si, durante todo o ciclo de vida manifestada.

Aquário - O Portador de Água

Esta constelação é de extrema importância para nosso sistema solar na atualidade, porque o sol está entrando rapidamente e sua influência vai adquirindo maior impulso e pot6encia em cada década que passa. Portanto, é em grande parte responsável das trocas que estão se efetuando em todos os reinos da natureza em nossa vida planetária e, devido a ser um signo de ar, sua influêencia é omnipenetrante e interpenetrante. Para muitos tipos de mente esta influencia é intangível e, em conseqüência, incapaz de produzir os resultados esperados; mas a verdade é que estes intangíveis resultados penetrantes são de maior alcance que os acontecimentos mais concretos e espetaculares.
As notas chaves deste signo são três e muito fáceis de compreender :
1. O serviço prestado a personalidade, o eu inferior, que eventualmente se transmuta no serviço da humanidade.
2. A atividade superficial e egoísta, que se transforma em profunda e intenção de atusr no bem da Hierarquia.
3. A vida autoconsciente que, finalmente, se transforma em sensível percepção humanitária.

Capricórnio - A Cabra

Este é um dos signos mais difíceis de explicar porque, como bem sabem é o mais misterioso de todos. Este é o signo da cabra que busca seu sustento nos lugares mais rochosos e áridos do mundo, e portanto relaciona o homem com o reino mineral. Também é o signo dos Crocodilos, que vivem na água e na terra; espiritualmente é o signo do Unicórnio, "a besta que luta e triunfa", e das antigas mitologias. De acordo ao simbolismo destes animais, o signo nos dá um quadro completo do homem, com seus pés na terra, correndo livremente e ascendendo aos cumes da ambição mundana ou da aspiração espiritual, em busca do qual compreende (num momento dado) que é sua maior necessidade. Como a cabra, Capricórnio, é o homem terreno, humano e ambicioso, que trata de satisfazer o desejo, ou o aspirante egoísta que trata de satisfazer sua aspiração. Este signo representa o homem como um animal ambicioso, em dois sentidos da palavra : na primeira etapa da Cruz Mutável, o homem, a mescla do desejo (água) e da natureza animal (terra), e na roda inversa, o homem, a fusão da alma e da forma. Também nos proporciona um quadro do iniciado triunfante, o "Unicórnio de Deus", o símbolo do Unicórnio com seu único corno protuberante sobre a testa, semelhante a uma lança, ao invés dos dois cornos da cabra.

Sagitário - O Arqueiro

Este signo é, como já sabem, peculiarmente humano e está conectado na forma definitiva da aparição da humanidade na Terra.
Sagitário está representado algumas vezes como um arqueiro sobre um cavalo branco, e um estudo sobre o significado deste simbolismo revelará muito ensino interno, sendo uma das posteriores formas de representar esta constelação. Anteriormente, na época Atlante (de cujo período temos herdado o que conhecemos sobre Astrologia) o signo foi frequentemente descrito como o Centauro - o fabuloso animal metade cavalo e metade homem. O simbolismo do cavalo predomina nos símbolos e mitos atlantes, assim como o carneiro e o cordeiro predominam em nossas ilustrações modernas. Este primitivo signo do Centauro representa a evolução e o desenvolvimento da alma humana com seus objetivos e egoísmos humanos, sua identificação com a forma, seus desejos e aspirações. O Arqueiro sobre o cavalo branco, que é o símbolo ário mais marcante deste signo, significa a orientação do homem face a uma meta definida. O homem já na não forma parte do cavalo, nem se identifica com ele; é o fator controlador. A meta definida do Centauro que é a satisfação do desejo e os instintos animais, se converte, em etapas posteriores, na meta da iniciação, a qual culmina em Capricórnio depois de se realizar em Sagitário o trabalho preliminar. A nota chave do Centauro é ambição, a do Arqueiro é aspiração e orientação; ambas são expressões das metas humanas. Uma é da personalidade e a outra da alma.

Scorpio - O Escorpião

Consideraremos agora um signo de primordial importância para a vida do homem em evolução. Alguns signos estão estritamente relacionados - pelo fluxo e refluxo de energias - a certas constelações maiores, os quais se encontram, em alguns casos, peculiarmente conectadas com os signos do zodiáco. Quatro signos zodiacais se relacionam misteriosamente com o que poderíamos denominar "a expressão da personalidade". Esses quatro signos são Áries, Leão, Escorpião e Aquário e implicam a expressão da energia de um signo cardinal e três signos que formam parte da Cruz Fixa dos céus. Poderíamos expressar esta verdade de outra maneira : Deus, o Pai, a Vontade de manifestar-se, inicia o processo criador desenvolvido pela atividade de Deus, o Filho, o Cristo cósmico, crucificado na Cruz Fixa dos céus. A atividade de Deus, o Espírito Santo, implícita na Cruz Mutável, está estritamente vinculada ao sistema solar anterior; a energia desse aspecto divino se ocupa totalmente de manipular as forças herdadas desse sistema, inatas na natureza da mesma substância; este aspecto divino é, para a total manifestação divina geral, o que a natureza inferior (vida da forma ou personalidade, nos três mundos da evolução humana) é para a alma, no concerne ao ser humano individual.

Libra - A Balança

O signo Libra, em uma forma muito paradóxica, é peculiarmente interessante, precisamente porque seu maior interesse estreita em que carece de espectacularidade - exceto no caso dos discípulos, ou de quem estão próximo do caminho. É o signo da estabilização, da cuidadosa apreciação dos valores e da obtenção do correto equilíbrio entre os pares de opostos. Poderia ser considerado o signo em que aparece a primeira visão real do Caminho, a meta frente o qual o discípulo deve dirigir finalmente seus passos, o estreito caminho do fio da navalha que corre entre os pares de opostos, no qual - para percorre-lo sem perigo - é necessário desenvolver o sentido dos valores e o poder para utilizar com acerto a faculdade analítica da mente. É também o signo da percepção intuitiva que, no caminho comum de progressão ao redor do zodíaco, vem depois da normalmente drástica experiência do homem em escorpião, e é, em geral, de tal natureza, que o instinto de autoconservação se há despertado em grande medida, e ante a constrangida necessidade do homem (não no discípulo neste caso), surge um chamado da alma e evoca resposta. Então são vagamente sentidos e reconhecidos os primeiros tênues destelhos da intuição. Então segue a experiência em Libra, onde dedica-se a uma vida de reflexão silenciosa e conscientizada, ou se acha em uma condição de insensibilidade estática, pode ser uma vida de estabilização, de só pesar isto ou aquilo e de determinar a que lado se inclinarão os pratos da balança, a fim de que o próximo signo se produzam certos resultados já designados.

Virgo - A Virgem

Virgem é o signo mais significativo do zodíaco, porque sua simbologia concerne a meta do processo evolutivo, que consiste em proteger, nutrir e por último revelar a realidade espiritual oculta. Sempre está velada por cada forma, mas a humanidade está equipada e dotada para manifestar-se em uma forma muito distinta de qualquer outra expressão da divindade, a fim de fazer tangível o objetivo a que está destinado a realizar no processo criador. Gêmeos e Virgem estão estritamente relacionados, mas Gêmeos representa os pares de opostos - alma e corpo - como duas entidades separadas, ainda que em VIrgem estão juntas, sendo de grande e suprema importância uma para a outra; a mãe protege o germem da vida crística; a matéria ampara, cobiça e nutre a alma oculta. A nota chave que mais exatamente encerra a verdade, enquanto a missão de Virgem é : "Cristo em ti, esperança e glória". Não existe outra definição deste signo, mais clara e adequada que esta expressão.
Em todas as religiões do mundo aparece a Virgem Mãe, como pode comprovar-se pelo estudo de qualquer livro sobre religiões comparadas. No entanto poderia assinalar quatro nomes de Virgem, familiares a todos, que dizem muito sobre a forma da natureza, do qual Virgem é o simbolo. A palavra Virgem é o derivado da corrupção de uma antiga palavra de raíz atlante, aplicada ao princípio materno nesses legendários tempos. Esta Virgem foi a fundadora do matriarcado, que então dominava a civilização, evidenciado por vários mitos e lendas que chegaram a nós, sobra a Lilith, a última da Deusa Virgem da época atlante; o mesmo conceito se encontra nos tradicionais relatos das antigas Amazonas e cujo reino derrotou Hércules, arrebatando-lhe o que ambicionava. Esta é uma alegoria que ensina ao homem espiritual a libertar-se do controle da matéria. Três dessas Deusas são Eva, Isis e Maria, sendo de significativa e particular importância no que diz respeito a nossa civilização, porque personificam a simbologia de toda a natureza formal, que quando está integrada e funciona como persona, se denomina personalidade, a qual é (no que a humanidade concerne) a expressão desenvolvida e qualificada de Deus, no terceiro aspecto da Divindade, o Espírito Santo, a inteligência ativa e o princípio nutridor do universo.

Leo - O Leão

Devido a estarmos entrando na era aquariana, onde será exemplificada a universalidade do espírito de Aquário em seu sentido de "distribuição geral", inevitavelmente se produzirá um ponto de crise. O verdadeiro tipo leonino deve aparecer de uma forma nova e excepcional na oportunidade oferecida, referimo-nos as pessoas com o sol em Leão ou com o ascendente em Leão. Leão é o polo oposto de Aquário, e a interação da energia entre ambos é muito mais potente que em qualquer outro momento da história racial. Irão aparecer diversos ditadores em diversos países, devido a entrada da nova era (Aquário) e existirá uma pronunciada atitude desses ditadores, que frequentemente é ignorada, mas que tem um valor racial. É a atitude que conduz a síntese da vida, objetivos e intenções nacionais. Um exemplo típico dessa atitude é Hitler, não importanto a opnião pessoal sobre ele, mas não tenha dúvida que ele tenha unificado, juntado e mesclado os distintos elementos da raça germânica. Esse tipo de atividade é de natureza aquariana, porém em seu aspecro mais inferior e indesejável. Sua natureza é leonina, porque as pessoas que podem produzir esses resultados devem ser necessariamente e incessantemente autoconscientes, característica principal das pessoas de Leão. Toda pessoa avançada e importante está no caminho do discipulado ao chegando-se a ele, e a influência dos planetas esotéricos acrescenta portanto seu poder. Isto pode ser iluminador e ensinar muitas coisas. A tendência a fundir, mesclar e amalgamar, e a contraparte espiritual desta unidade é hoje mais forte do que nunca, e os tipos que produzem isto devem exotéricamente ter Leão em uma posição proeminente em alguma parte de seu horóscopo, ou o Sol controlando alguma casa importante.
Leão é o quinto signo do zodiaco, o qual indica que forma parte do misterioso número dez - o número da perfeição, uma perfeição relativa antes de entrar em um novo ciclo de progresso. Consequentemente, isto vincula Leão com Capricórnio, o décimo signo do zodiaco, porque o processo de iniciação converte a pessoa auto-consciente em um indivíduo consciente do grupo. Na roda inversa é o oitavo signo do zodiaco, o signo do Cristo e da realidade que mora internamente; portanto, marca assim um novo ciclo. Quando aparece a auto-consciência (como ocorre o momento da individualização) se inicia um novo ciclo. Este significado numérico vincula Leão com Escorpião (o oitavo signo do zodiaco) de maneira efetiva; temos, portanto, o triângulo Leão-Escorpião-Capricórnio, que inclue a humanidade e indica os três pontos importantes da crise, na trajetória do homem :
1. Auto-consciência ou percepção humana - Unidade - Leão
2. Consciência das dualidade na luta - Discipulado - Escorpião
3. Consciência Grupal como iniciado - Unidade - Capricórnio

Câncer - O Caranquejo

Não é fácil para o estudante comum compreender este signo porque é o polo oposto - psicologicamente falando - do estado de consciência grupal face o qual tende hoje a humanidade. É díficil para o estudante casual diferenciar com exatidão a consciência da massa da consciência grupal. Os seres humanos estão já em um ponto médio, geralmente falando, entre dois estados mentais, ainda que é mais certo dizer que uma minoria está chegando a ser consciente do grupo, portanto a maioria está saindo da etapa de consciência de massa, convertendo-se em indivíduos auto-conscientes. Isto explica grande parte da atual dificuldade mundial e o choque de idealismos. Ambos os grupos proporcionam um acercamento distinto aos problemas mundiais existentes. Portantom temos três signos que (desde o ângulo da consciência) estão estritamente vinculados, ainda que amplamente separados, e produzem efeitos diferentes :
1. Câncer - consciência da massa - consciência instintiva
2. Leão - auto-consciência - consciência inteligente
3. Aquário - consciência grupal - consciência intuitiva

Gemini - Os Gêmeos

No ciclo mundial, Gêmeos, Tauro e Áries, são três energias subjetivas ou signos condicionados, que se acham atrás da manifestação. A medida que estudamos Gêmeos e Touro lembramos que sua natureza é iniciadora de causas, e tem um efeito mais especificamente psíquico e uma influência mais subjetiva do que poderíamos levar a imaginar seus efeitos estritamente fenomenicos e físicos.
Em cada uma das Cruzes dos Céus há um signo e uma influência que, em determinado ciclo mundial, predomina nas outras três. Estes efeitos predominantes troca-se necessariamente quando troca-se um ciclo mundial; mas, no ciclo atual, Gêmeos constitui a principal influência da quadrúpla influência da Cruz Mutável. O principal objetivo dessas quatros energias consiste em produzir esses constantes fluxos e períodos de troca, no tempo e espaço, que proporcioam um adequado campo de experiência para o desenvolvimento da vida e da consciência crística. Isto aplica-se - cosmicamente falando e também do ponto de vista do sistema solar - a um planeta e a um ser humano

Tauro - O Touro

É o signo de maior incentivo da vida, porque é o símbolo do desejo em todos os seus aspectos. Se o homem subjetivo é impulsionado pelo desejo, ou o discípulo é impelido ao caminho do retorno pelo impulso da aspiração, ou o iniciado está controlado pela vontade de colaborar com o Plano, respondem a mais potente manifestação de um aspecto da divindade de que pouco se sabe e compreende e a que damos o inadequado nome de a Vontade de Deus.
Vontade, poder, desejo, aspiração, ambição, causa, propósito, impulso, incentivo, plano - estas palavras tentam expressar um dos maiores atributos subjacentes e causas fundamentais (o homem apenas sabe qual deles) da manifestação, ou do processo evolutivo e da vontade de ser, ou a vontade de viver. A grande triplicidade desejo-aspiração-orientação (vontade) somente são três palavras que tratam de descrever o progresso e o prejuízo da personalidade humana, do homem, a alma, e do homem, o canal para o espírito ou da vida. Os três assinalam inadequadamente a causa da tríplice expressão que reside em todos os acontecimentos, progressos e eventos, em tempo e espaço.
Buda esclareceu para o homem, a natureza do desejo e seus resultados, com os desafortunados efeitos que produzem o constante desejo quando não se é um iluminado. Cristo ensinou a transmutação do desejo em aspiração que, segundo expressa-se o Novo Testamento, constitui o esforço da vontade humana (até agora animada ou expressada pelo desejo) para adptar-se a vontade de Deus - sem compreensão mas com conformidade, e perfeita confiança e segurança interna, de que a vontade de Deus deverá ser tudo o que é bom, tanto no indivíduo como na totalidade.

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Re: Astrologia

Mensagem  Lucrécia em Sex Mar 09, 2012 8:36 am

A RESPOSTA FOI DEVIDAMENTE APAGADA SÓ PELO FATO DESSE TÓPICO NÃO SER UTILIZADO PARA DISCORDAR OU NÃO E SIM UM MATERIAL PARA CONSULTA, ESSE TIPO DE RESPOSTA DEVE TER UM TÓPICO PRÓPRIO. GRATA.

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Re: Astrologia

Mensagem  Convidad em Sex Jun 01, 2012 1:01 am

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Re: Astrologia

Mensagem  Zartul Von Strans em Ter Jun 12, 2012 12:54 am

Na verdade não Ocult, o que acontece é que nessas religiões a pessoas DESCOBRE quem é seu orixá de cabeça, na verdade é uma forma diferente de analisar os aspectos que aparecem também no mapa astral!
Tipo não há forma de reduzir a influência de seu mapa pois o nascimento é a Grande Consagração, todos nós fomos consagrados aquelas energias e sempre estaremos sob influências delas.
As pessoas que passam a ser influênciadas por entidades de qualquer tipo ainda tem a influência dos astros fortemente, e a influência que recebem das entidades geralmente são em aspectos negativos que podem ser claramente vistos nos mapas delas. Agora quando algo incorpora em um médium incorporativo para de ser influência e passa a ser controle, parcial ou total, ai a coisa muda de figura.
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Re: Astrologia

Mensagem  Andarilho do Horizonte em Seg Jul 02, 2012 6:03 pm

Na verdade a pessoa não dá a cabeça a santo nenhum, o santo já existe na vida da pessoa. O que acontece é que a pessoa entrega a "regência da vida" ao santo, como o padre entrega a regência da sua vida a Deus. Mero sacerdócio.

A questão do santo influenciar ou não é questionável, usando uma visão mais psicanalítica a pessoa reforça os arquétipos que aquele Orixá exalta e passa a ter um comportamento mais influenciado, não necessariamente sendo culpa de Exu que o cara virou bandido ou viciado, nem ser culpa da Pomba-Gira que o o homem virou Gay.
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Re: Astrologia

Mensagem  Convidad em Seg Jul 02, 2012 7:40 pm

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Re: Astrologia

Mensagem  Convidad em Seg Jul 02, 2012 7:45 pm

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Re: Astrologia

Mensagem  Andarilho do Horizonte em Seg Jul 02, 2012 8:12 pm

Ocult, não podemos esquecer que cada cultura tem seus simbolismos e não, não são "compatíveis" com outras, o sincretismo é invenção das civilizações conquistadoras pra absorver as culturas e povos vencidos sem gerar mais caos. Exemplo disso são os romanos sobre os celtas.

Outra detalhe é que, realmente, ninguém faz cabeça pra exu (apesar de eu receber o relato de terem pessoas q já fizeram, cada coisa que vemos por aí né?), porém todos os iniciados tem seu bara, seu exú que é seu guardião e guia.

A astrologia é um guia, não uma gravação em aço sobre a personalidade da pessoa, se ela não se bate com seus mapas atrológicos, de algum modo ele superou e desenvolveu suas características arquetípicas e não se encaixa mais com seus dados natais. Possivelmente daria mais certo se fizessem com sua data de iniciação.

Falo por ter família envolvida com candomblé e umbanda e apesar de não ser iniciado eu também mecho.

Inclusive, a algumas décadas na Bahia houve um grande movimento contra o sincretismo em favor da cultura africana, afinal, oxalá não é jesus, oxalá é oxalá. =]

Abraços.
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Re: Astrologia

Mensagem  Convidad em Seg Jul 02, 2012 8:14 pm

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Re: Astrologia

Mensagem  Convidad em Seg Jul 02, 2012 8:16 pm

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Um resumo sobre os planetas

Mensagem  Lord Ansato em Ter Ago 28, 2012 11:51 am

Este material foi tirado do Tratado Elementar de Magia Prática


Saturno Chamado Cronos, é o "deus" símbolo do Tempo que devora todas as coisas transitórias, como a personagem da teogonia grega, que devorava seus próprios filhos temendo ser superado por um deles. Saturno, que foi destronado por Júpiter (Zeus), representa o espírito afeito a coisas antigas e à melancolia além de experiência. No hoósocopo, etá ligado aos signos de Capricórnio e Aquário. Saturno e a Lua, em sua fase minguante, é o astro preferido dos magos negros e suas influências são, em geral, consideradas maléficas do ponto de vista humano. Saturno é associado aos seguintes seres e objetos do mundo material:
COR: chumbo, negro metálico

DIA DA SEMANA: sábado

METAL: chumbo, usado na confecção dos talismãs dedicados a Saturno.

SIGNOS ZODIACAIS ASSOCIADOS: Capricórnio e Aquário



PEDRAS DE SATURNO: pedra-imã e calcedônia
A pedra-imã é muito importante para o magista porque entra na consfecção da baqueta mágica (ver instrumentos do Mago). Não se deve confundir esta pedra-imã, que é uma substância natural, com o ferro magnetizado obtido industrialmente. Quando um homem deseja saber se sua mulher é virtuosa, toma uma pedra-imã e coloca-a sob a cabeça daquela pessoa. Se é honesta, abraçará o companheiro; caso contrário, deixará imediatamente o leito. Reduzindo-se esta pedra a pó e lançando este pó sobre carvões nos quatro cantos de uma casa, todos aqueles que ali estiverem escondidos, sairão.



PLANTAS DE SATURNO: São de Saturno os venenos que entorpecem e atordoam, como a maior parte das solanáceas. As plantas que parecem não produzir frutos; as que produzem raízes, folhas ou galhos negros, como a Figueira Negra, O Pinheiro e o Cipestre; as que têm gosto margo, com odor forte, como o Aipo Silvestre, consagrado a Plutão Apium graveolens umbelifero.



ANIMAIS DE SATURNO: poupa (passarinho, ave coraciforme de plumagem vermelha, marcada de preto e branco com um tufo de penas na cabeça. Nome científico: Upupa epops); toupeira e sapo; siba (octópode marinho, como o polvo).

Poupa - aquele que leva consigo olhos de poupa, engorda e se os põe sobre o estômago, se reconciliará com todos os seus inimigos. Levando a cabeça do animal na bolsa, evita-se o logro em negócios.

Toupeira - este animal possui propriedades admiráveis: colocada no ninho de alguma ave, os ovos se tornarão estéreis. Esfregando um cavalo negro com a água em que se cozinhou uma toupeira, o cavalo torna-se branco.



Júpiter Este planeta representa o homem de razão e vontade, a calma, o método. Em Magia, a influência de Júpiter está ligada às honras e glórias das realizações longamente trabalhadas. Seus signos astrológicos são Sagitário e Peixes.
COR: Tons de Azul e amarelo claro transparentes.

DIA DA SEMANA: Quinta-feira

SIGNOS ZODIACAIS ASSOCIADOS: Sagitário e Peixes

METAL: estanho.





PEDRAS DE JÚPITER: Safira e Berilo. Quem carrega consigo a Safira encontra a paz e a concórdia, a devoção e a piedade, inspira o bem, modera a ira e o ardor das paixões interiores. Quanto ao Berilo, sendo pálido, quase transparente como água, resolve demandas e questões, protege contra os inimigos e propicia a vitória da justiça. Usada por crianças, tem a virtude facilitar a aprendizagem nos estudos.



PLANTAS DE JÚPITER: As plantas de Júpiter são caracterizadas por seu cheiro aromático e os frutos, quase todos oleaginosos, tem sabor doce, como as nozes, amêndoas, avelãs etc.. As árvores são majestosas, como o carvalho, e são consideradas portadoras de felicidade, como a aveleira, o álamo, a figueira branca e, particularmente, a oliveira. Suas ervas características são a hortelã, a buglossa (Anchussa off), empregadas em Magia com destaque para o Meimendro(Hyosciamus niger, solanácea), assim caracterizada no Grande Alberto: "Sua raiz, sendo colocada sobre úlceras, fecha-as e impede que se inflamem as feridas. Quem trouxer consigo o meimendro evitará as surgimento de úlceras e abcessos. Sua raiz é muito boa para a Gota. Seu suco com mel alivia as dores do fígado, pois Júpiter domina este órgão. É afrodisíaco além de conferir ao portador uma aura agradável e jovial.



ANIMAIS DE JÚPITER: Águia - Veado - Delfim

Reduzindo-se a pó os miolos de uma águia e misturando este pó ao suco da cicuta, aqueles que tomares o preparado começarão a arrancar os próprios cabelos até o último fio. A figura bizarra desta reação significa que a poção produz alterações mentais como alucinações.

Marte É o planeta mais próximo da Terra. Avermelhado e violento, ele é a imagem do homem de guerra. Marte possui a coragem, a energia, a cólera e a violência. Em Magia, sua influência é utilizada para momentos que exigem ação.



COR: vermelho fogo

DIA DA SEMANA: Terça-feira

METAIS: ferro

SIGNOS ZODIACAIS ASSOCIADOS: Áries e Escorpião

PEDRAS DE MARTE: Ametista - Diamante

Ametista: para ter bom caráter e não se embriagar nunca, toma-se uma pedra de ametista cor de púrpura; a melhor encontra-se nas Índias. É maravilhosa para os ébrios e torna o espírito acessível às ciências.

Diamante: aqueles que querem suplantar seus inimigos usarão o diamante. Colocada no peito, do lado esquerdo, é poderosa contra inimigos, conserva a razão, põe em fuga animais ferozes e venenosos e evita as más intenções daqueles que vos queiram assassinar ou fazer qualquer outro mal. Faz cessar questões, processos, problemas judiciais. Também é eficaz em anular as substâncias venenosas e elementais,como duendes.



PLANTAS DE MARTE: Os troncos das árvores, o alho, as urtigas, cebolas, mostarda e o "eufórbio" (da família das euforbiáceas, que inclui árvores, arbustos e ervas incluindo cerca de 7 mil e 200 espécies, como o pequeno cipestre, ruibardo dos pobres, herbácea com folhas ásperas e flores branco-esverdeadas).

Sobre o Eufórbio, Papus cita mais um trecho do Grande Alberto (Grimório, livro de fórmulas e informações de feiticeiros): "sua raiz é boa para dor de cabeça, parte do corpo associada a Marte. É usada também para as doenças dos testículos e para as úlceras podres, quando Marte está em Escorpião, signo que retém a semente. Seu suco é admirável para disenteria e hemorróidas bem como para doenças do estômago. (PAPUS, p 239)



ANIMAIS DE MARTE: Corvo, Lobo, Lucio.

Enterrando-se a cauda de um lobo em uma aldeia, ela impedirá que aqueles animais aí entrem. Dependurando-se uma causa sobre a mangedoura das vacas ou em um curral, o lobo não se aproximará enquanto a cauda ali estiver.


Sol O Sol representa a juventude com todas as suas ambições, seu orgulho, sua combinação arriscada de audácia e inexperiência com as coisas práticas. Está associado ao gosto pelas artes e ao desprezo a tudo o que é vulgar. Sua mitologia, presente em todas as culturas do mundo surpreende os leigos por seus sincretismos ao longo da história. No Egito, Osíris era o Sol, Rei Celeste; para o moderno parse (sec. XIX) ortodoxo, é o "olho de Ormuzd", considerado 'Deus Onividente", "Deus Salvador (BLAVATSKY, 2003). O Sol pode ainda ser identificado com o Hélios grego, Apolo, em Roma, ou o Cristo católico, por exemplo.



COR: amarelo ouro

DIA DA SEMANA: domingo

SIGNO ZODIACAL ASSOCIADO: Leão

METAL: ouro



PEDRAS DO SOL: "carbúnculo" (granada nodular trabalhada com cabucho, instrumento de lapidação com extremidade cônica), crisólito (chrysolitho, pedra preciosa cor de ouro), heliotrópio* - variedade de ágata verde com pingos vermelhos.


crisólito: usado como amuleto, torna prudente quem o trás consigo evitando ações irrefletidas. Afugenta os fantasmas, impede a loucura, combate o sentimento de medo.
heliotrópio: os necromantes chamam esta pedra de "pedra preciosa de Babilônia". Era usada pelos sacerdotes da antigüidade para adivinhação e interpretação de oráculos. É encontrada na Etiópia, em Chipre e na Índia.

PLANTAS DO SOL: frutos, ervas aromáticas, girassol, ranúnculo (ou flor poligônia).

As plantas do Sol, em geral, são aromáticas e classificadas conforme seus movimentos em relação ao astro, como o girassol, ou as que abrem ou fecham suas flores e/ou folhagens ao nascer e ao crepúsculo, respectivamente, tais como o loureiro, a peônia, chelidônia, etc.. A mais característica das plantas solares é o Girassol, cujas propriedade são assim descritas no Grande Alberto:
"O girassol tem uma virtude admirável quando colhido no mês de agosto, enquanto o Sol está no signo de Leão. Envolvida em uma folha de louro junto com um "dente-de-leão", quem a trouxer consigo não sofrerá o menor dano, nem mesmo por palavras. Quem colocar o girassol sob a cabeça, durante a noite, verá e conhecerá as pessoas que poderiam prejudicá-lo; colocada a flor em uma igreja onde houver mulheres, aquelas que tiverem violado a fidelidade que prometeram aos maridos não poderão sair enquanto não for retirado o girassol. O ranúnculo, erva de porcos ou ainda poligônia cura dores do coração e do estômago. Em forma de beberagem, é um estimulante afrodisíaco. Sua raiz cura males dos olhos, é boa para desobstruir os pulmões e contra os fluxos de sangue dos melancólicos (depressão)."

ANIMAIS DO SOL: Cisne - leão - thymallus
Sobre o simbolismo que associa o Sol ao Leão, citemos um trecho de The Source of Measures, de J.R. Skiner: "Houve dois Messias. Um que desceu ao abismo para salvar o mundo: era o sol, despojado de seus raios de ouro e coroado de raios negros, como espinhos. O outro era o vitorioso Messias que subiu ao topo do arco celeste e foi personificado pelo Leão de Judá..."
(citado em BLAVATSKY, 2003 - p 275)


Vênus É a estrela da manhã. A juventude feminina com todas as suas faceirices, suas seduções e seus perigos, deusa do amor em todas as suas modalidades. Reina sobre a amante assim como sobre a mãe.
COR: verde

DIA DA SEMANA: sexta-feira

SIGNOS ZODIACAIS ASSOCIADOS: Touro e Libra

METAL: cobre



PEDRAS DE VÊNUS: lápis-lazuli. Esta pedra tem a propriedade de agir contra as febres e contra a melancolia.



PLANTAS DE VÊNUS: flores e todas as ervas que se distnguem por seu perfume, como a Verbena, a Valeriana, o cabelo de Vênus (Capillum Veneri) além dos frutos, que são muito doces, como as peras, os figos, as laranjas. As rosas são particularmente consagradas a Vênus, sobretudo nas operações feitas pela manhã.

A Verbena é uma das plantas mágicas mais poderosas e misteriosas que existem. Sua raiz, colocada no pescoço, cura escrófulas, parotidas, úlceras e a incontinência unrinária, fazendo-se um emplastro que deve ser aplicado no local da moléstia. É soberana para contusões e hemorróidas. Quem beber seu suco com mel em água quente terá bom hálito e respiração desembaraçada. Favorece o amor, porque seu sumo dá abundância de sêmen. Colocada em casa, em uma terra ou em uma vinha, produzirá grandes rendimentos. As crianças que a trouxerem consigo em um sachê serão bem educadas, amarão a ciência e estarão sempre de bom humor. A Verbena é ainda eficiente depurativo (purificante do organismo) e afugenta os espíritos malígnos e os demônios (maus pensamentos).



ANIMAIS DE VÊNUS: pomba, bode, boi-marinho

pomba: trazendo-se o coração desta ave em uma pele de lobo, ele extinguirá todo o fogo da concupiscência e os desejos amorosos; queimando o coração e jogando as cinzas sobre ovos de outras aves, eles nada produzirão. Estas cinzas, se colocadas aos pés de uma árvore, esta não dará mais frutos. O sangue da pomba misturado com água na qual se tenha cozinhado uma toupeira torna-se uma poção que esfregada à pelagem de qualquer animal, faz cair todos os pelos que forem negros.

bode: com o sangue ainda morno deste animal misturadocom vinagre prepara-se uma poção que tem vários usos: esfregada no rosto, a poção produz visões de coisas horríveis, espantosas; atirada sobre o fogo diante de alguém que sofra do "mal caduco" (esclerose), a pessoa morrerá imediatamente.

boi-marinho: mais uma vez é o sangue do animal que produz efeitos: atirado na água junto com um pedaço do coração do animal, todos os peixes das proximidades se aproximarão; o pedaço de coração, posto sob uma das axilas tornará a pesoa criteriosa e justa; se for um criminoso, será julgado com brandura e favoravelmente.


Mercúrio O mais rápido dos planetas e o mais próximo do Sol representa a infância com seu transbordamento de vitalidade e ação. Na mitologia, é o Toth dos egípcios, inventor da escrita e precursor dos estudos ocultistas. Mensageiro dos deuses gregos, é o regente das comunicações e da perspicácia e da diplomacia nas relações sociais.



COR: o prisma, a faixa do arco-iris. Nos velhos grimórios escrevia-se o nome deste planeta com uma côr diferente para cada uma das letras.

DIA DA SEMANA: Quarta-feira

SIGNOS ZODIACAIS ASSOCIADOS: Gêmeos e Virgem

METAL: mercúrio

PEDRAS DE MERCÚRIO: Esmeralda e Ágata

esmeralda: Quem almejar ser sábio, reunir riquezas e conhecer o futuro, tomara uma esmeralda - a amarela é melhor. Quem a trouxer consigo terá vivacidade deespírito, boa memória e possuirá riquezas. Colocada sob a língua, comunica o dom da profecia.
ágata: Agata negra evita toda espécie de perigos. Quem a possui como talismã nada tem a temer do mundo das adversidades da vida. Para desenvolver um caráter generoso, tome-se uma ágata negra estriada de branco.



PLANTAS DE MERCÚRIO: dominaas sementes e a casca. As ervas de mercúrio são compostas de várias naturezas e de diferentes cores. Destacamos aqui a aveleira, a tussilagem (planta medicinal conhecida como unha-de-cavalo) e a mercurial (Mercurialis annua, euforbiáceas) - esta última também chamadaurtiga. Além destas, o Grande Alberto menciona o "quinquefólio" (Pontilla reptans), da família das rosáceas: "A raiz desta planta cura chagas e dartros quando usada como emplastro, assim como as escrófulas. O suco, misturado com água alivia as dores de estômago e do peito. Introduzida na boca, combate a dôr de dentes ou quaisquer outras da boca, como das gengivas. Trazendo-a consigo, ao modo de sachê, dá boa sorte no trato com autoridades que concederão o que o portador deseja."

ANIMAIS DE MERCÚRIO: cegonha - macaco - throchus

Lua A lua domina o mundo físico, que em hermetismo recebe o nome de mundo sublunar. Em Magia Prática, a importância da Lua aproxima-se da importância do Sol e, a rigor, é bastante guiar-se unicamente por estes dois astros para triunfar em todas as operações empreendidas. ...Tudo o que chega à Terra, os fluidos, as almas, passa pela Lua e tudo o que parte da Terra, pela Lua passa. A Lua reproduz analogicamente, emsuas fases, a lei universal da involução e da evolução em quatro períodos. Durante a primeira metade do seu curso, da Lua Nova à Lua Cheia, é o momento único que o magista deve utlizar para suas operações de Luz; é também o momento em que as influências lunares estão verdadeiramente dinamizadas.

COR: branca

DIA DA SEMANA: Segunda-feira

SIGNO ZODIACAL ASSOCIADO: Cancer

METAL: prata



PEDRAS DA LUA: cristal (quartzo) - pérolas - coral branco

cristal (quartzo): Para fazer fogo é necessáro tomar esta pedra e expô-la ao Sol em face de qualquer substancia ou material susceptível de arder. Triturado e tomadocom mel, o quartzo fazaumentar o leite das amas.
coral: O coral é admirável contra tempestades e perigos que se corre sobre as águas. Quem trás consigo o coral branco, como talismã, manterá o espírito ponderado jamais perdendo a serenidade e o bom senso.



PLANTAS DA LUA: a Lua domina as folhas. A este astro são consagradas as plantas aquáticas porém todas elas sãosensíveis às fases da Lua. São plantas lunares características: o Nenúfar Branco ou Lírio d'água e o Lírio de terra, este, com propriedades descritas no Grande alberto: "Esta flor cura e limpa os rins. É boa para doenças dos olhos e para moléstias do estômago."



ANIMAIS DA LUA: coruja - gato - luro - rã



INFLUÊNCIA DOS PLANETAS NO PROCESSO DE GESTAÇÃO

Durante o primeiro mês, Saturno domina a formação do embrião porque a matéria com que o homem é engendrado é separada e condensada pela ação daquele espírito planetário; Saturno seca e esfria.

No segundo mês, Júpiter comanda a formação dos membros e reforça a matéria do feto por meio de calor e umidade conferindo flexibilidade à forma definida por Saturno.

No terceiro mês, Marte "faz a cabeça", define a estrutura dos membros separando pescoço de braços, braços de costas etc..

No quarto mês, o Sol domina a gestação começando a determinar as características pessoais do feto, trabalha as estruturas do coração e confere vida à alma sensitiva.

No quinto mês Vênus aperfeiçoa os membros exteriores, mãos, pés, dedos e forma outros como orelhas, nariz, ossos, genitália.

No sexto mês, sob a influência de Mercúrio, formam-se os órgãos da voz, as sobrancelhas, os olhos, os cabelos e unhas.
O sétimo mês, a Lua, pelas virtudes de sua umidade, preenche todos os vazios que se encontram na carne.

No oitavo mês, Saturno volta a atuar resfriando para consolidar o que até então foi realizado.

Finalmente, no nono mês, Júpiter vitaliza o feto em sua preparação para o nascimento.







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Lord Ansato
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Re: Astrologia

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