Inês,A Rainha Morta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Inês,A Rainha Morta

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Ter Dez 06, 2011 10:24 pm

Para estrear o tópico de lendas urbanas,estarei postando aqui um fato considerado real e histórico,mas como não vi nenhuma confirmação séria sobre,estarei postando no fórum sobre Lendas. Afinal,até onde vai a ficção e começam os fatos,não saberemos nunca.

A saga se passa nas primeiras décadas de 1300, mais precisamente no ano de 1320, ano de nascimento de Pedro, em Coimbra, que há época era a capital do reino. Com o destino traçado devido às grandes disputas na Península Ibérica, onde casamentos entre os nobres era a maneira mais comum de manutenção de terras e poder. Pedro estava prometido a Constança Manuel, sua prima.
O casamento foi realizado contra a vontade de Pedro,mas ainda assim ele e Constança tiveram três filhos. Pedro refutava seu casamento em razão de um romance que estava tendo com Inês de Castro,dama de companhia de sua esposa.

Durante a época do império,casos extraconjugais eram comuns e não desagradavam ninguém,com exceção é claro da esposa. Constança então convida Inês para ser madrinha de um de seus filhos,afim de que os laços criados pela religiosidade dessem fim ao caso. A atitude foi em vão. Como o escândalo ao redor do caso crescia,o rei Afonso IV ordenou que Inês fosse levada a Castela,mas os amantes continuavam a se corresponder por cartas.

Em 1345 Constança morre em um parto. O caso aparentava estar resolvido. Inês volta a Coimbra. Junto a ela,a Peste Negra começa a se alastrar,e o povo assustado com a doença a relaciona com uma possivel "punição divina" acerca do caso envolvendo o principe herdeiro. O escândalo irritava a todos, principalmente quando Pedro e Inês se encontravam em público na famosa (que ainda hoje é um cartão postal de Portugal) Fonte dos Amores.

Com medo que netos ilegítimos pudessem ousar tramar contra a coroa,D. Afonso conspira contra Inês de Castro e ordena que seus três asseclas - Pedro Coelho, Diogo Lopes Pacheco e Álvaro Gonçalves- vão até Coimbra onde está Inês, e se aproveitando da ausência de Pedro – que havia saído para uma caçada, esporte comum da realeza- encontram- na sozinha, e num ato de extrema covardia degolam a moça indefesa e enterram seu corpo às pressas no convento de Santa Clara.

Ao descobrir,Pedro se revolta contra seu pai,chegando a armar um exército contra o mesmo. O confronto é encerrado apenas com a intervenção da rainha Beatriz que forçou ambos a um tratado de paz. Dois anos depois,D. Afonso morre,sem ver o filho nem uma única vez após a briga.

Chegada sua vez no poder,Pedro teve como primeira ordem mandar aprisionar Pedro Coelho e Álvaro Gonçalves, pois Diogo Lopes Pacheco conseguiu fugir. Então exigiu que seus corações fossem arrancados,um pelo peito e do outro pelas costas numa brutal execução.

E então a história começa a ficar realmente bizarra e interessante.

Movido por uma irrefreável Vontade de realizar sua vingança Pedro casa-se com o cadáver de Inês e a torna Rainha. Em sua mente doentia ela é a rainha de Portugal e merecedora de todas as cortesias que uma rainha tem direito. Inclusive uma passeata com membros do clero,da nobreza e mais de mil homens portando velas em sinal de luto. Foi também erguido para ela um mausoléu em pedras brancas totalmente ornamentado.

Mas antes de ser enterrada Pedro colocou o cadáver-rainha no trono a seu lado,ornamentado com as jóias de sua mãe e obrigou cada um de seus súditos a beijarem a mão da falecida em fila. O que fez com nascesse a célebre frase:
“Agora é tarde, Inês é morta!”. Que indica: tarde demais, não há mais nada a se fazer.

Em 1367 o rei faleceu e juntou-se a sua amada.

Uma vingança perfeita. Bem elaborada. Impossivel de fazer melhor. rsrrsrsrsrs

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584

Re: Inês,A Rainha Morta

Mensagem  lancelot em Qui Maio 03, 2012 4:51 pm

Saudações meu caro Cherto.

Lhe agradeço o facto de se ter lembrado do meu Portugal.

Curiosamente moro a 3km do mosteiro de Alcobaça onde estão os túmulos de Pedro e InÊs.

Um grande abraço
lancelot
Novato
Novato

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Ter Maio 08, 2012 7:19 pm

Lindas fotos meu caro Lancelot. Lindo local também. Embora eu não tenha tido (ainda) a oportunidade de visitar, meus pais sempre que possível viajavam até sua terra, que é muito querida da minha família. Tenho alguns parentes por aí inclusive, bem como na velha Espanha.

Agradeço as fotos. Abraço.

Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584

Mensagem  MAGGOBRANCO em Ter Maio 15, 2012 7:59 pm

Cherto, a história é fascinante, muito interessante mesmo!!! E Lancelot... que inveja de ti, Irmão!!! Tu moras em um lugar cheio de história, mágico mesmo!!!

Maggobranco
MAGGOBRANCO
Moderador

Dragão Mensagens : 323

Mensagem  Andarilho do Horizonte em Ter Maio 15, 2012 8:13 pm

3km dá pra ir andando... *-*
Andarilho do Horizonte
Magus

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Mensagem  lancelot em Qua Maio 16, 2012 6:36 am