Vodu

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Qui Nov 03, 2011 10:41 pm

Um pouco de História:
A tradição Vodu surgiu provavelmente no Haiti,por volta do fim do século XVI,quando os africanos de diversos locais diferentes foram forçados a se dirigirem par ao Haiti para servirem de escravos na agricultura. Foram escolhidos tribos de negros diferentes,para que assim não pudessem se associar umas as outras,tornando difícil rebeliões e até mesmo a comunicação entre os escravos. Grande erro.
Como resultado eles se uniram,e uniram suas crenças. Passaram a adorar os mesmos deuses e entidades. Assim surgiu o Vodu,entre outras tradições. (A palavra Vodu deriva do Yorubá,significa espírito).
Os franceses proibiram o Vodu durante muito tempo. Sentindo-se oprimidos os haitianos iniciaram uma grande revolta,que culminou com a libertação do Haiti em 1804.

Dizem que durante a revolução soldados franceses morriam misteriosamente,enquanto os negros lutavam com enorme sede de sangue possuídos por antigos guerreiros-Loa.

Um breve Resumo quanto a linhas do Vodu:

Vodu Ortodoxo: Nesta linha do Vodu o rito Dahomeano é prioridade,as iniciações também segue o estilo Dahomeano,onde o sacerdote recebe o asson (chocalho ritualístico) e é chamado de Hougan ou Gangan e as mulheres de Mambo.

"rito dahomeano" = seguindo o estilo de Dahome,terra que possui este nome por seu antigo rei ter o trono sustentado por serpentes (Dan = serpente em yorubá).

Makaya: Nesta linha as iniciações são menos elaboradas e o sacerdote não recebe o asson. Um sacerdote Makaya é chamado Bokor e a sacerdotisa Sorciére. No vodu ortodoxo estes termos são considerados pejorativos.
"Bokor" também designa um não iniciado oficialmente no Vodu,mas capaz de realizar magia maléfica. Um "Malefictur". São magistas,mas não são religiosos.

As linhas Kongo e Yorubá também são muito importantes em relação as outras secundárias,e muito se assemelham ao Ortodoxo. Tem os sacerdotes chamados de Serviteur (essa denominação no Ortodoxo se refere a um iniciado que serve os Loa)

Todas as linhas Vodu possuem pontos que coincidem. Por exemplo:

No Vodu há apenas um Deus,conhecido como Gran Met ou Bon Dieu. Ele é todo poderoso,mas distante da humanidade. Os Loas e Orixás atuariam então como mensageiros para Gran Met,intercedendo (ou não) pelas pessoas.

A incorporação de Loas é incentivada e altamente desejada durante os rituais Vodu,onde comidas,vestimentas e musicas próprias do Vodu são organizadas em uma ordem certa para prestar homenagens aos Loa que vêm ao auxílio dos vodunistas.

Os vodunistas acreditam que o homem é composto por 5 partes distintas.O CORPS CADAVRE (o corpo de carne do homem), N´AME (Energia vital que permite o corpo funcionar durante sua vida. Associado ao "chi" oriental),ZÉTOILLE (estrela do destino,é o futuro daquela pessoa em especial) e GROS BON ANGE/TI BON ANGE (o primeiro é o aspecto divino colocado no homem durante a criação,o segundo a personalidade humana adquirida durante a existência e moldada pela vivência. É a parte que retorna como LOA após a morte).

Uma rápida curiosidade: Os Vodunistas fazem questão de diferenciar o nome Vodu/Vodun e Vodoo. Enquanto os dois primeiros referem-se a religião,a ultima grafia remete aos efeitos especiais que Hollywood utilizou para tornar as práticas mais maléficas e mil vezes mais exagerado que realmente é. Então a grafia mais "correta" ou mais respeitosa seria realmente Vodu.

Exemplos de um Asson:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Sacerdote Vodu:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Qui Nov 03, 2011 10:43 pm

Zumbis:

No Vodu Haitiano e no Hodoo de Nova Orleans,os zumbis são entidades criadas a partir da captura do TI BON ANGE de um ser humano. Com a personalidade e parte da alma aprisionadas pelo Bokor,a pessoa supostamente se tornaria um escravo desprovido de vontade própria.
Para os Vodunistas,que anseiam em retornar no ciclo morte-vida para que possam evoluir como Loas,este é um fim mais cruel que qualquer outro. Apenas o Bokor poderia liberar a alma da pessoa (em alguns casos,matar o Bokor libertaria o escravo).
Frequentemente utilizado como punição para crimes inimagináveis,a zumbificação foi proibida durante muito tempo,mas ainda é utilizada. Lembrando que a maior proibição foi feita durante a repressão ao Vodu,que ironicamente culminou na libertação do Haiti.

Para se criar um Zumbi,o Bokor primeiro leva a vítima a um estado de quase morte. Depois,utilizando-se de entidades malignas,como alguns Loa Petro,Djab ou relacionados ao próprio Carrefour o magista captura o Ti bon ange e o prende. Nesse momento a pessoa entra em estado catatônico e é então enterrada como um defunto.


Passados alguns dias a pessoa é exumada e recebe uma infusão de ervas preparadas para que "acorde". Neste momento nasce o zumbi. Em algumas tradições a infusão de ervas é concedida antes e o próprio zumbi sai de seu túmulo fresco,tornando assim as lendas mais assustadoras e criando uma atmosfera mais mística ao ato da criação.

Os zumbis são ótimas forças braçais e guardas para locais importantes. Eles não demonstram dor,cansaço ou esboçam emoção ou rebeldia. Também são bons para serviço de limpeza e não enchem o saco de seu senhor apenas porque lhes caiu um braço ao chão. Daí a ganância de vários ocultistas e magos em aprender a fórmula.
Infelizmente não basta saber como é feito,é necessário saber como preparar o pó venenoso e a infusão da erva antídoto. Os segredos por trás da zumbificação. A pessoa simplesmente recebe um veneno que lesiona o sistema nervoso e depois de um tempo determinado recebe o antídoto para que não morra. Mas o estrago já foi feito e a mentalidade da pessoa reduzida quase que totalmente,a tornando um mero objeto. Para fins de tornar a aparência assustadora e reconhecível como um morto vivo,o Bokor frequentemente utiliza veneno de víboras locais ou aranhas na pele da vítima,que se torna necrosada e decadente,ferida e suja de terra pela escapada do túmulo.
Zumbis são considerados monstruosidades,sendo evitados até de se tocar por todos. Apenas os mais negros sacerdotes e mais cruéis utilizam a prática.
Ouve uma vez um grande sacerdote Vodu no Haiti que utilizava-se largamente de zumbis. Sendo um sádico,utilizava sua mágika para impor o terror em sua região,onde era muito conhecido. Após sua morte,a população assustada passou a colocar sempre dois vigias ao redor do seu túmulo... dizem que ainda é protegido até hoje. Para que ele nunca retorne de forma alguma da terra e reestabeleça seu reinado de horror novamente.

Em resumo zumbis são isso. Apesar da aura mística ao redor,nada mais que um efeito químico no cérebro,a quem este antigo povo chama de Magia. Mas não é isso a realidade para nós?Um mero efeito químico no cérebro.
Mais alguns fatos inusitados: Em entrevista para uma revista americana,uma senhora Haitiana afirmou ter sido vítima de uma zumbificação e escapado e revelou o segredo da prática.
Considerada por muitos como mentirosa e sensacionalista,analises médicas na senhora comprovaram a presença da toxina em questão no organismo. A velha havia sido um zumbi e conseguiu "retornar". Como?Não faço idéia,pois é de conhecimento geral que o sistema nervoso humano não se regenera,os neurônios não se multiplicam.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Qui Nov 03, 2011 10:50 pm

Bonecos de Vodu e bolsas Gris Gris:

Achados arqueológicos demonstram que representações de pessoas,ou simbolos ou mesmo nomes de pessoas são usados por xamãs e sacerdotes de inúmeros povos desde a antiguidade até os dias atuais. Bonecos feitos em cera,barro,argila,pano,madeira,etc. eram usados em maldições antigas e também em proteções e curas.
É um princípio simples. A canalização da Vontade do magista na representação afeta a pessoa. Fotos também passaram a ser usadas,até mesmo dentro do vodu atual.
O famigerado boneco não é uma exclusividade do Vodu. Dos maias até tribos indígenas e povos orientais já utilizaram desse método de canalização,que é bem poderoso e realmente funcional. Não é como nos filmes,desnecessário dizer. Mas dá para causar grandes estragos ou evitá-los.
É interessante que cada formato e cor de boneco tem uma função própria,de acordo com suas características.
Não é necessário possuir uma representação da pessoa em questão para que o ritual funcione. As vezes uma forte lembrança,uma impressão energética forte pode ser o suficiente para dar tudo certo.

Como último detalhe,o boneco de vodu é um ritual "parente" das bolsas gris gris (leia-se gree gree). Estas,como o boneco,são pedaços de pano recheados com talismãs consagrados,ervas,óleos,pedras... vários itens com objetivos comuns envolvidos em um pano de cor específica amarrado com um laço também de cor específica.
Essas bolsinhas são amuletos comuns mesmo fora do Vodu. Inclusive alguns conhecidos meus kardecistas utilizam tais meios como proteção e afastar "mau olhado".

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Qui Nov 03, 2011 10:51 pm

Na continuidade do tópico citarei os LOAS principais do Vodu,e postarei algumas imagens deles.

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Convidad em Ter Dez 06, 2011 2:24 pm

Os famosos Bonecos... segue abaixo um video com uma pequena coleção de "reliquias"!


Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Ter Dez 06, 2011 2:49 pm

Otimo vídeo. Tenho um livro aqui em casa que fala sobre bonecos e objetos utilizados não apenas no Vodu,mas em toda magika antiga. Aborda o assunto com uma visão mais histórica,ainda assim os rituais presentes ali são antigos e absurdamente poderosos. Nenhum deles dificil,se você for bom em artesanato com argila ou madeira...

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrécia em Ter Dez 06, 2011 3:27 pm

Vodu é pra Jacú xD

_________________
Mas, se ergues da justiça a clava forte,verás que um filho teu não foge a luta.Nem teme quem te adora, a própria morte, Terra adorada.
avatar
Lucrécia
Administrador
Administrador

Dragão Mensagens : 655
Data de inscrição : 30/10/2011
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Convidad em Ter Dez 06, 2011 5:28 pm

Só para lembrar embora muitos usam os bonecos para dar um jeitinho em inimigos, pode usar os bonecos para outros fins também bem como...curas, amarrações, caminhos enfim.


Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Ter Dez 06, 2011 9:13 pm

Andre escreveu:Só para lembrar embora muitos usam os bonecos para dar um jeitinho em inimigos, pode usar os bonecos para outros fins também bem como...curas, amarrações, caminhos enfim.


Sim,sim. Cheguei a mencionar isso quando falei dos bonecos de vodu não? É importante saber disso... bolsas gris gris e bonecos de vodu são absurdamente úteis para proteção também,servindo de representação do "alvo" da magika.

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Qua Jan 04, 2012 7:06 pm

Loas : São as entidades cultuadas no Vodu. São de várias famílias,por assim dizer,cada um com um domínio próprio. Da mesma forma que os Exus,malandros e outras entidades, eles são invocados por um médium ("cavalo",aquele que se sujeita a possessão pelo ente) através dos Vevés(sigilos) combinados com batucadas ritmicas em tambores e atabaques,cantorias com letras exaltando a eles. Recebem oferendas de comidas típicas de cada um,bebidas (geralmente alcoolicas) e presentes.
Para conhecer mais dos Loas,apenas vendo pelos próprios olhos. Há muitos desses espíritos,formados através das almas de pessoas desencaranadas que trabalham por evolução,na semelhança da Umbanda e afins. Cada um contém uma personalidade própria e características singulares.

Temos como as principais famílias Loa:

Loas Ghede : As crianças de Mama Brigitte e Baron Samedi. São Loas relacionados normalmente ao cemitério e a morte. Compartilham o mesmo sobrenome (La Croix). Possuem normalmente nomes obcenos ou engraçados.

Baron Samedi é o cabeça da família,Loa mestre da Morte. Diz-se que se ele não permitir que uma pessoa morra por um ritual,ela não falecerá,ainda que fique abatida pela Mágika do Bokor. Se veste de negro e púrpura,marido de Mamma Brigitte. Sua bebida é rum com pimenta,café preto e gosta de amendoins.
Utiliza sempre uma bengala e uma cartola,também utilizados por Loas Ghede masculinos.

Mamma Brigitte é de origem britânica. Diz-se que entrou no Haiti através de escravos deportados da grã bretanha. Relacionada a Santa Brigite. Junto a seu marido recupera e "recruta" as almas dos mortos das águas e as encaminha para serem transformadas em Loas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Qua Jan 04, 2012 7:50 pm

Rada : Piedosos,antigos e calmos. Sua cerimônia é disciplinada. Suas cores são normalmente branco ou outra cor clara,mas variando de Loa a Loa.
O principal loa desta família é a serpente Damballah,marido de Aida Wedo. A serpente (Dan) se apaixonou pelo arco íris (Aida Wedo e formaram apenas um ser.
É um loa primordial da criação. Normalmente é sábio e gentil.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Petro: Ferozes e protetores agressivos. Sua cerimônia é quente e excitante. A cor predominante é vermelho.
São os ultimos chamados antes da cerimônia encerrar-se.
Poderia citar-se como principal o Legba Petro,uma das faces de Papa Legba (correspondente a Exu),o mensageiro entre homens e deuses. Sem ele não se chama nenhum orixá nem se vai a lugar nenhum.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Djab: Por ultimo,mas não menos importante,os Loas Djab. A palavra deriva do francês "Djab",mas não é uma família necessariamente má. São loas independentes que não pertencem as famílias anteriores. Por não servirem diretamente a nenhum espírito mais elevado são mais facilmente utilizados por sacerdotes negros para rituais com finalidades malignas.
Para porteger-se de Djabs alguns vodunistas utilizam uma técnica chamada "Garde". Esse ritual consiste em esfregar ervas secas específicas sobre cortes cerimôniais feitos na pele por um Loa "padrinho". O ritual é renovado anualmente.
Djabs também podem ser utilizados para sugar a energia de uma pessoa até que a mesma definhe e morra. Tal ato é conhecido como "devorar" e quando ocorre diz-se que o Loa "comeu" a pessoa,no sentido não literal é claro.

Mambo Marinette teria evocado a Djab Erzulie Dantor em um sacrifício durante a revolução Haitiana de 1794. Deste sacrifício em diante os soldados Haitianos passaram a guerrear incorporados pelos mais agressivos Loas conhecidos.


O Loa mais cruel e temido de todos é Mait Carrefour,pertencente a família Petro. Ele governa os entre-pontos das encruzilhadas e é uma face maligna de Papa Legba. Ele exige respeito e ao menor ato de insubordinação ele se torna agressivo. Quando ele aparece em um hounfort o silêncio absoluto é exigido. Só se fala com ele se ele lhe dirigir a palavra primeiro. É mestre em feitiçaria negra e pode evocar Loas malignos em hordas quando irritado. Domina a noite e a destruição.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Andarilho do Horizonte em Qua Jan 04, 2012 11:36 pm

Muito bom material.

Só adicionando que os saquinhos Gris Gris são cohecidos como Breves na Umbanda.

Ótimo tópico. Manda mais Cherto.
avatar
Andarilho do Horizonte
Magus

Mensagens : 217
Data de inscrição : 07/12/2011

http://www.reflexosdohorizonte.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Ter Jan 10, 2012 12:34 am

Andarilho do Horizonte escreveu:Muito bom material.

Só adicionando que os saquinhos Gris Gris são cohecidos como Breves na Umbanda.

Ótimo tópico. Manda mais Cherto.

Calma que por aí vem mais.

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Angel_Dark Sky em Qua Jan 18, 2012 2:01 pm

Saudações.. só comentando sobre o Hodoo, segundo o pouco que sei, ele seria uma mistura do vodoo africano, com bruxaria europeia e feitiços dos indios americanos, nascido na lousiana.. EUA, alguem tem informações sobre este sistema.. foi difundido pelo filme "A Chave mestra"

Angel_Dark Sky
Novato
Novato

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/01/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Lucrezia Rottenstern em Qua Jan 18, 2012 2:18 pm

Os Vodunistas acham a divulgação por filmes uma grande ofensa aos ritos Vodoo e Hodoo... mas é isso aí. O Hodoo nasceu nos EUA,Louisiana,mais especificamente na cidade de New Orleans. É utilizado principalmente para ataques e defesas astrais,diferentes do Vodoo,que é uma religião propriamente dita.

Angel_Dark Sky escreveu:Saudações.. só comentando sobre o Hodoo, segundo o pouco que sei, ele seria uma mistura do vodoo africano, com bruxaria europeia e feitiços dos indios americanos, nascido na lousiana.. EUA, alguem tem informações sobre este sistema.. foi difundido pelo filme "A Chave mestra"

_________________
Diabo velho vou arrancar seu chifre, vou cortar teu rabo e dar para Exú comer. Da sua língua vou fazer um chicote, para dar nas costas de quem fala mal de mim. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Fala mal de mim, mas não fala por detrás. Ô pega ela Exú, pela ela Satanás.
avatar
Lucrezia Rottenstern
Administrador
Administrador

Macaco Mensagens : 584
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 97
Localização : Iceland

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Neo em Sab Jun 02, 2012 3:05 pm

aqueles dois bonecos amarrados q aparece no video
seria uma amarração, estou certo?

_________________
''... Porque meras paredes e janelas,
não demoram a conduzir à loucura
um homem que sonha e lê muito..."
Azathoth - H.P. Lovecraft
avatar
Neo
Moderador

Mensagens : 196
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Neo em Sab Jun 02, 2012 5:50 pm

entendi. Wink

_________________
''... Porque meras paredes e janelas,
não demoram a conduzir à loucura
um homem que sonha e lê muito..."
Azathoth - H.P. Lovecraft
avatar
Neo
Moderador

Mensagens : 196
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Convidad em Qui Jul 19, 2012 11:37 am

ocult escreveu:carrefour eh o nome do mercado...

e o avatar ali eu uso Razz


Né menino eu vi vc é um dimonio kkkkk
Ai que meda do cê, morde eu não srsrsrsrs

Wink

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  J13K$#N em Qua Ago 28, 2013 6:20 pm

Loko, É o primogênito dos voduns. Representado pela árvore sagrada Ficus idolatrica ou Ficus doliaria (gameleira branca).

Gu, Vodun dos metais, guerra, fogo, e tecnologia.

Heviossô, Vodun que comanda os raios e relâmpagos.

Sakpatá, Vodun da varíola.

Dan, Vodun da riqueza, representado pela serpente do arco-íris.

Agué, Vodun da caça e protetor das florestas.

Agbê, Vodun dono dos mares.

Ayizan, Vodun feminino dona da crosta terrestre e dos mercados.

Agassu, Vodun que representa a linhagem real do Reino do Daomé.

Aguê, Vodun que representa a terra firme.

Legba, O caçula de Mawu e Lissá, e representa as entradas e saídas e a sexualidade.

Fa , Vodun da adivinhação e do destino.

wikipédia Wink
avatar
J13K$#N
Seguidor da Via

Mensagens : 316
Data de inscrição : 09/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  J13K$#N em Qui Set 05, 2013 7:23 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
J13K$#N
Seguidor da Via

Mensagens : 316
Data de inscrição : 09/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  J13K$#N em Ter Set 24, 2013 1:59 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 
Veve Exu, Yorimá.
avatar
J13K$#N
Seguidor da Via

Mensagens : 316
Data de inscrição : 09/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  J13K$#N em Ter Set 24, 2013 2:02 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Veve Yemanjá, Pomba-gira.
avatar
J13K$#N
Seguidor da Via

Mensagens : 316
Data de inscrição : 09/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  J13K$#N em Ter Set 24, 2013 2:05 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Veve Ogum
avatar
J13K$#N
Seguidor da Via

Mensagens : 316
Data de inscrição : 09/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  J13K$#N em Ter Set 24, 2013 2:21 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
 
Kalfou é o irmão gêmeo de Papa Legba, ele também controla o cruzamento, mas ao contrário de Legba, kalfou é muito mal e só permitir o cruzamento de maus espíritos. Ele controla todos os maus espíritos da escuridão. Kalfou é visto como um jovem alto e musculoso e bonito homem forte, e que seu irmão gêmeo ficou velho de sabedoria. Muito autoritário, ninguém fala em sua presença, ou ele vai deliberadamente permitir desgraça, destruição, injustiça para atravessar. Durante seus trabalhos de alta magia, Somente dos espíritos mais diabólicos, como Krabinay, Marinette, Lenglensou, Bakoulou Baka, faça sempre a saudação. Ele é o Grão-Mestre da Alta magicka Negra. Diz-se que o mundo seria um lugar muito melhor sem ele, mas ele sempre nega seu envolvimento com os demônios, e desde que ele controla a mente, ninguém ouse pensar o contrário. Kalfou é muito respeitado, mas muito temido. Seu símbolo é a lua e suas cerimônias sempre ocorrem no meio da encruzilhada durante a noite. Kalfou é, sem dúvida, um dos espíritos mais importantes da Voodoo. Seus poderes e energia são necessários para equilibrar o mundo, e tudo relacionado a magia negra e feitiços deve obter a sua aprovação, por isso, muitos procuram o seu trabalho. Apesar de um mago extremamente poderoso, kalfou utiliza apenas sete folhas em quase todo seu trabalho.
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
J13K$#N
Seguidor da Via

Mensagens : 316
Data de inscrição : 09/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

O Veve Exu, Yorimá, é muito semelhante ao de PAPA LEGBA

Mensagem  MORSE em Qui Jan 30, 2014 3:07 pm

Embora eu ainda esteja "correndo atrás" dos símbolos (e seus significados) que são usados, acabei notando essa semelhança, isso, se eu não estiver errando e "trocando as bolas"

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
MORSE
Neófito
Neófito

Galo Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 24

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vodu

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum